Diretoria de Bem-estar Animal

01/05/2011 - Saúde
Bem Estar Animal vai virar modelo internacional
Bem Estar Animal vai virar modelo internacional: Vídeo será distribuído a emissoras de TV e sites voltados a causa em diversos países.

foto/divulgação:

Todd Southgate trabalhou com James Cameron, de Titanic e Avatar

O trabalho desenvolvido pela Diretoria do Bem Estar Animal da Secretaria da Saúde da capital será apresentado internacionalmente através de um vídeo produzido pelo diretor de documentários ambientais Todd Southgate. Com diversos prêmios na área, Southgate fez parte da equipe do diretor James Cameron, o mesmo de Titanic e Avatar, quando de sua visita à Amazônia.
 
 
Ele destaca que o objetivo deste vídeo, com tradução para o inglês e espanhol, é levar a outras cidades espalhadas pelo mundo o exemplo de Florianópolis no trato com os animais.  O secretário adjunto da Saúde, Clécio Espezim, lembrou em seu depoimento que esta é também uma questão de saúde pública e que a política adotada é Florianópolis é a de rejeitar por completo a tese do extermínio como solução e adotar uma política baseada na prevenção, educação e acolhimento.
 
 
Ele destacou que nos últimos cinco anos mais de 25 mil cães e gatos foram esterilizados, o que garante a não procriação de forma geométrica destes animais cujo destino das crias na grande maioria das vezes é as ruas. “Outro ponto a ser lembrado é que a população de baixa renda tem toda uma estrutura ofertada gratuitamente com veterinários e salas de cirurgia para atender seus animais”, enfatizou Espezim durante a gravação.
 
 
Para o secretário adjunto um dos itens que merece destaque, do ponto de vista do administrador público, é a criação de uma rubrica especifica no orçamento da Secretaria da Saúde para a Diretoria do Bem Estar Animal. Isto é o que garante os recursos necessários para que o órgão possa desenvolver suas ações.  Florianópolis foi o primeiro município do Brasil a adotar uma política nestes moldes no trato com os animais.


galeria de imagens