Diretoria de Bem-estar Animal

10/08/2020 - Bem-estar Animal
Mutirão de castração em animais do Morro da Queimada

foto/divulgação: Divulgação/PMF

mutirão de castração em animais do Morro da Queimada

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Diretoria de Bem Estar Animal (Dibea), está realizando um mutirão de castração em animais do Morro da Queimada. A ação realizada pelo “castraBus”, uma unidade móvel, tem como meta a castração de aproximadamente 7.000 animais no período de um ano. Na comunidade do Morro da Queimada a meta é castrar 150. 

O mutirão aconteceu hoje, 10, e vai até amanhã, 11, nos conjuntos habitacionais do bairro. As próximas datas serão nos dias 18 e 19 na Agronômica e 25 e 26 no Morro do Mosquito. A ação começa às 9h, e os locais são divulgados para a comunidade previamente. 

A seleção dos animais para castração é feita por voluntários das comunidades cadastrados na Rede Solidária Somar Floripa, que segue critérios estabelecidos pela DIBEA, que também atualizam para a população local sobre as datas e locais das ações. Outro método de seleção é feito pela relação de animais que o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) verifica no geoprocessamento de zoonoses das residências com a listagem dos que precisam ser castrados.

A castração é exclusiva para áreas em que há perigo de contaminação de zoonoses, chamadas áreas sanitárias, ou para famílias de baixa renda e animais em situação de vulnerabilidade, ou em situação de rua, por exemplo.

Essa ação tem duração anual, e percorre os bairros da cidade que possuem essa característica. 

São distribuídas também na data, coleiras para prevenção de leishmaniose entregue aos tutores dos animais. Além das entregas, são passadas orientações pela equipe do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ). 

No Castra Bus não são realizadas castrações por demanda espontânea, e sim com encaminhamentos da equipe da Diretoria, ou do CCZ. Porém, quem desejar realizar castração dos animais deve entrar em contato com a Dibea pelo número 3234-5677 ou 3237-6890. É possível também ir presencialmente das 9h às 17h no espaço, que fica na SC-401, número 114, Itacorubi, Florianópolis.