Diretoria de Bem-estar Animal

12/04/2022 - Bem-estar Animal
PMF realiza mutirão de castrações na Vargem do Bom Jesus nesta quarta-feira (13)

foto/divulgação: Divulgação PMF

Programa de castração

A partir das 8h desta quarta-feira, 13 de abril, a Diretoria de Bem-estar Animal da Prefeitura de Florianópolis, Dibea Floripa, estará com a unidade móvel de castração no bairro Vargem do Bom Jesus para realizar a cirurgia nos animais do bairro. O cadastramento prévio foi realizado nos dias 8 e 11 deste mês para mais de 180 cães e gatos de moradores.  
 
A unidade móvel estará estacionada na Associação de Moradores do Conjunto Habitacional Caminho do Mar (Amocamar), que fica localizada na SC-403, km 3 - nº 34 (Rua Ilha dos Moleques) - Vargem do Bom Jesus. Serão disponibilizadas ainda 20 fichas de cadastramento na hora para quem não conseguiu ir nos dias anteriores. 
 
Os tutores recebem orientação sobre os cuidados anteriores à castração no dia do cadastramento. No caso de cães e gatos que forem cadastrados na hora para castração nesta quarta-feira, os mesmos deverão estar em jejum de água e comida por oito horas antes da cirurgia. O tutor deverá levar o animal e ter em mãos documento de identidade com foto, comprovante de residência do bairro e esperar o animal no local até o fim do procedimento. 
  
Programa de castração
 
A Prefeitura de Florianópolis fez a contratação de 5 mil castrações realizadas por meio de uma unidade móvel, que irá até comunidades identificadas previamente pela Diretoria de Bem-estar Animal (Dibea) para fazer a cirurgia nos animais cadastrados pelos tutores, munícipes de Florianópolis.
 
Essa iniciativa irá beneficiar, principalmente, localidades com grande volume de animais sob responsabilidade de tutores de baixa renda, que apresentam impossibilidade de levá-los até a sede da Dibea. Além da castração, todos os animais receberão microchipagem. A Dibea já realiza uma média de 300 castrações por mês na sede do Itacorubi.