Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

home >

HISTÓRICO

Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho

 

 

A Biblioteca Pública Municipal Professor Barreiros Filho, vinculada a Secretaria Municipal do Continente, tem por finalidade oferecer acesso informacional para as Unidades de ensino, alunos, professores, servidores e comunidade em geral. Constitui-se em um espaço realmente público, aberto a todos, visando guiar seus atendimentos seguindo princípios de respeito mútuo e de cordialidade a que se obrigam todas as relações interpessoais. Um lugar do povo, onde este possa se encontrar, conversar, trocar ideias, discutir problemas, saciar curiosidades, auto instruir-se, ler livremente, recrear-se e criar oportunidades de crescimento.

 

 

Fundada em 10 de setembro de 1956, pela Lei Municipal nº 238, no mandato do Prefeito Osmar Cunha, a Biblioteca Municipal de Florianópolis começou a funcionar, efetivamente, em novembro do mesmo ano, no Estreito, num prédio da Rua Coronel Pedro Demoro, nº 1343.

 

 

Pela Lei Municipal nº 390, de 8 de junho de 1959, sancionada pelo Prefeito Dib Cherem, a Biblioteca Municipal passou a denominar-se “Biblioteca Pública Municipal Prof. Barreiros Filho”.

 

 

No final de 1960 até 1974 funcionou na Rua Santos Saraiva, transferindo-se, posteriormente, para a Rua Aracy Vaz Callado. Em 1976 mudou-se, desta vez, para as dependências do Colégio Aderbal Ramos da Silva. Em 1985, passou a funcionar à Rua Bernardino Vaz nº 29, cuja construção original destinava-se à moradia, possuindo 73m². Em 29 de Dezembro de 1988 ganha sua sede própria com 1.092 m², à rua João Evangelista da Costa, 1160 – Estreito, vinculando-se à Secretaria Regional do Continente, na Administração do Prefeito Edison Andrino.

 

 

Até 1997 adquiriu um acervo de 28 mil volumes. Durante o ano de 1998, através de campanha de doação popular, teve a biblioteca, ampliado seu acervo para aproximadamente 50 mil volumes.

 

 

Em 2012, o acervo da Biblioteca atingiu o expressivo número de 70 mil livros, composto de material didático para exame vestibular, literatura catarinense, brasileira e estrangeira, livros didáticos, jornais diários, revistas, enciclopédias e demais obras de referência.

 

 

Em sua sede atual, a biblioteca passou por inúmeras reformas, a última aconteceu no ano de 2020/2021 onde o espaço passou por reestruturações em sua estrutura predial e mobiliária, sendo o espaço interno totalmente repaginado. Destaca-se nessa reforma a instalação do elevador, reafirmando o compromisso da biblioteca com a questão da acessibilidade, condição fundamental e imprescindível a todo e qualquer processo de inclusão social.

 

 

Após a conclusão da reforma, em março de 2022, a biblioteca foi reaberta ao público, oferecendo além de um espaço atraente e adequado, um acervo de aproximadamente 30 mil exemplares. Nesse período também ocorreu a reabertura das salas dos cursos que são oferecidos para a comunidade, o retorno das turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos) que utilizam o espaço da biblioteca e a retomada da programação artística no Auditório Abelardo Sousa, colocando novamente a Biblioteca Pública Professor Barreiros Filho na agenda cultural da cidade.