Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

home >

SERVIÇOS COMPLEMENTARES

1. SELEÇÃO, AQUISIÇÃO E DOAÇÃO

 

Os serviços de seleção, aquisição e doação de obras e documentos a Biblioteca Pública Municipal Profº Barreiros Filho se caracteriza pelo conjunto de atividades que implicam a aquisição, seleção e descarte de materiais bibliográficos e não bibliográficos, tendo como base alguns critérios pré-estabelecidos, visando a formação de um acervo eficiente e atual.

 


Critérios para a aquisição e formação do Acervo


A formação do acervo da Biblioteca Pública Municipal Profº Barreiros Filho ocorre por meio de doações da comunidade ou permutas realizadas entre bibliotecas públicas e particulares.
Quaisquer doações de materiais bibliográficos são aceitas pela Biblioteca, desde que a equipe técnica as considere pertinentes ao acervo e que estejam dentro dos critérios pré-estabelecidos pela Biblioteca.



Na seleção do material bibliográfico serão levados em consideração os seguintes fatores:

- bom estado geral de conservação e paginação completa;
- materiais não vandalizados;
- materiais atuais e de interesse informativo geral ou infantil;
- materiais de valor histórico-documental e sócio-cultural;
- obras raras;
- coleções completas;
- livros de literatura;
- livros da história e literatura catarinense.

 

Critérios para não recebimento de documentos


Relacionamos abaixo as condições que não permitem a incorporação do material ao acervo:
•    Obras danificadas;
•    Obras faltando páginas;
•    Obras com folhas soltas;
•    Obras infectadas por fungos e/ou insetos;
•    Obras com conteúdo ultrapassado, como por exemplo livros de Direito que abordam leis que não existem mais;
•    Livros didáticos anteriores à 2000.

 

 

Critérios para descarte e baixa do acervo


O descarte consiste na retirada definitiva do acervo de uma obra por ter sido danificada pelo uso, perdida, doada, permutada etc.
São passíveis de descarte:


•    Obras desatualizadas em termos de conteúdo. Por exemplo: gramáticas da Língua Portuguesa anteriores a 1971 (ano acordo ortográfico Brasil – Portugal); livros ou atlas geográficos que não incluam os novos Estados: Mato Grosso do Sul, Tocantins e outros; obras de ciência e tecnologia muita antigas, etc.; livros da área jurídica anteriores à 1980, salvo os de valor histórico.
•    Obras inadequadas pelo assunto tratado ou pelo idioma, ou ainda pela localização da biblioteca.
•    Obras em quantidade excessiva: quando, por uma razão ou outra, a biblioteca possuir diversos exemplares de determinada obra pouco ou nada utilizada;
•    Obras fisicamente danificadas, a tal ponto, que  não tenham condições de serem recuperadas: por lhes faltarem partes essenciais ou por estarem infestadas por pragas como broca, cupim etc. que podem contaminar o restante do acervo.

 

 
Observação:

  • As obras e documentos descartados serão entregues a doação, para escolas e instituições educacionais, carcerária ou Ongs.
  • Obras danificadas ou muito antigas serão reaproveitadas ou recicladas e revertidas em recursos para a própria biblioteca, já que a Biblioteca se mantém por meio de doações e voluntariado para incrementar os projetos desenvolvidos neste espaço.

 

2. MURAIS

3. FOTOCÓPIAS

4.BIBLIOTUR

 

Em construção...