Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho

24/04/2013 - Saúde
PMF lança plano de combate à dengue
A Secretaria do Continente assinou a homologação do plano emergencial de prevenção e combate à dengue, na manhã desta quarta-feira, na Secretaria de Saúde

foto/divulgação: Simone Kafruni

Florianópolis é a única Capital sem casos de dengue contraídos dentro da cidade

A Secretaria Municipal de Saúde lançou, na manhã desta quarta-feira (24/02), o plano emergencial de prevenção e combate à dengue.

O prefeito Cesar Souza Júnior, o secretário do Continente, João Batista Nunes, os secretários Carlos Daniel Moutinho, da Saúde, e Rodolfo Pinto da Luz, da Educação, e o representante da Comcap Ronaldo Brito Freire assinaram a homologação do plano.

Florianópolis é a única capital brasileira sem casos autóctones de dengue. Os casos confirmados, até o momento, foram originários de outros municípios, estados ou países. Em 2012, dos 71 casos suspeitos, 12 foram confirmados para a doença, não havendo nenhum caso de óbito. De janeiro a 22 de abril de 2013, o número de casos suspeitos de dengue foi 83, destes, 31confirmados.

A Secretaria Municipal do Continente (SMC) abraçou a causa do combate à dengue ainda no início do ano. Ao ser informado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de que 95% dos focos estavam no Continente, o secretário João Batista tratou de agilizar uma campanha de conscientização.

A SMC reuniu representantes da Saúde dos municípios vizinhos de São José, Biguaçu, Palhoça e Santo Amaro da Imperatriz, promoveu palestras junto às agentes de saúde e endemia e fez sólida parceria com o CCZ, inclusive buscando divulgação na mídia para mostrar as principais formas de prevenção à proliferação dos focos do mosquito transmissor da dengue.

Agora, o plano de emergência será trabalhado em conjunto com as secretarias de Saúde, Educação e Comcap. Serão realizadas ações educativas nas escolas, comunidades e ambientes de trabalho, palestras e capacitações para os profissionais da saúde.

A Secretaria do Continente levou o artista infantil Édio para apresentar uma parte da peça-piloto que está desenvolvendo. O teatro será idealizado para envolver as crianças das escolas públicas e particulares na campanha de conscientização e combate à dengue.

Segundo a SMS, como meta do plano de contingência está a integração dos agentes comunitários de saúde com os agentes de endemia para o controle da dengue. Inicialmente as ações serão realizadas nos bairros do Continente, local de maior  incidência da larva do mosquito na Capital.


galeria de imagens