Casa Civil

05/08/2015 - Serviços
Empreendedor terá acesso a serviço centralizado
Praça do Empreendedor deve funcionar ainda este ano, instalada no Terminal Rita Maria

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Anúncio foi feito em evento no CRC

Os empresários e empreendedores de Florianópolis vão ganhar um espaço exclusivo para encaminhar aberturas de empresas e outras demandas burocráticas, com a implantação da Praça do Empreendedor, que irá funcionar no Terminal Rodoviário Rita Maria. A ação reúne esforços entre a Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc) e as Secretarias da Casa Civil e de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável (SMCTDES).

O anúncio foi feito na manhã desta terça-feira (4) pelo prefeito Cesar Souza Junior, durante um encontro que apresentou aos vereadores uma proposta de projeto de lei complementar para desburocratizar o processo de abertura de empresa na cidade. Também participaram do evento o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Carlos Chiodini, o presidente da Junta Comercial, André Luiz Bazzo, os secretários das pastas envolvidas, Julio Cesar Marcellino Jr. (Casa Civil) e José Henrique Domingues Carneiro (SMCTDES), outros secretários da Prefeitura, vereadores, empresários e entidades da área contábil, no Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRC-SC).

O plano inicial é de concentrar todos os serviços para abrir um novo negócio, como licenciamento, avaliação, Vigilância Sanitária, Bombeiros e Polícia Civil, entre outros. “O projeto em Blumenau funcionou maravilhosamente bem, sendo uma iniciativa bem sucedida. Florianópolis será a segunda cidade a implementar este processo. Com as mudanças que estão em andamento sobre a questão dos alvarás e com a Praça, podemos dizer que o empreendedor respira um pouco mais aqui na cidade”, disse o prefeito.

A proposta de centralizar os serviços de apoio ao empreendedor vem ao encontro do Projeto Simplifica, criado pela SDE, da Jucesc. Segundo Chiodini, o objetivo é criar políticas públicas para facilitar as atividades da área empresarial catarinense. “Os nossos levantamentos aqui em Santa Catarina apontam que muitos projetos bons e de grandes investimentos de qualquer tamanho estão muitas vezes parados e reféns da própria burocracia que o governo impõe nas suas formas”, explicou. 

A estimativa da Prefeitura é de que a Praça do Empreendedor comece a prestar o atendimento para a comunidade até o fim deste semestre.