Casa Civil

13/11/2018 - Somar
Inspiração e homenagens marcam cerimônia de um ano da rede Somar Floripa

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Somar Floripa

Mais de 400 pessoas lotaram o auditório Antonieta de Barros na noite desta segunda-feira, 12, para assistir a cerimônia do primeiro ano da rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, Somar Floripa. Inspiração e homenagens marcaram o evento. Cintia de Queiroz Loureiro, presidente da rede, abriu o evento, relembrando a motivação para criar o programa e a expectativa para os próximos anos. “Queremos agregar ainda mais e mais pessoas. Só posso desejar que continuemos neste caminho. Que a Somar Floripa se consolide como facilitadora, conectando quem quer ajudar com trabalho voluntário às organizações sociais e pessoas que precisam dessa ajuda. Que a solidariedade permaneça em todos”, declarou.

 

Eleito pela revista Forbes em 2017, como a principal personalidade do segmento de empreendedorismo social, Fábio Silva comandou um talk show na cerimônia, onde compartilhou sua trajetória no voluntariado desde que decidiu sair da área de odontologia para se dedicar às causas sociais em Recife. Segundo ele, o bem-estar social deve ser um compromisso de toda sociedade, sem esperar somente pelo poder público. “Muito melhor é dar do que receber. Nós precisamos resgatar a vontade de ajudar as pessoas. E ao contrário do que muitos pensam, não precisa ser muito jovem para isso. Pessoas mais velhas também podem contribuir com o seu saber e com a sua experiência”, afirmou.

 

Silva também compartilhou histórias inspiradoras como o projeto que criou em 2015 para solucionar o problema da falta de segurança e aumento da violência nos estádios de futebol de Recife, o Mães-segurança. Na época, o movimento nos jogos havia reduzido devido ao medo da violência. Ao todo, 100 mães de torcedores que faziam parte das torcidas organizadas, algumas, dos jovens que se envolviam nas brigas, foram convidadas para garantirem a segurança. Elas receberam treinamento e coletes e foram para os jogos. “A ideia era muito simples, já que ninguém briga na frente das sua própria mãe. Foi uma grande surpresa para todos, porque ninguém imagina que vai encontrar sua mãe em um jogo de futebol”, relembrou.

 

Silva é idealizador da primeira incubadora social do Brasil, o Porto Social e do Transforma Brasil, principal programa de voluntariado e fortalecimento do setor social do país. A iniciativa, reconhecida pela ONU, serviu de inspiração para criação do programa de voluntariado em Florianópolis.

 

Durante o evento, voluntários, entidades, empresas parceiras da Somar Floripa e órgãos da administração pública municipal, receberam troféus e certificados em reconhecimento às suas atuações em prol da solidariedade na Capital por meio de doações, auxílio em campanhas de arrecadação e fomento ao trabalho voluntários desde o início da rede solidária na capital catarinense.

 

Em um ano de atuação em Florianópolis, a rede solidária Somar Floripa apresenta resultados significativos para o ecossistema de voluntariado de Florianópolis. Em janeiro desse ano, com apenas dois meses de atuação, o programa encaminhou cerca de 500 voluntários para auxiliarem no atendimento às famílias atingidas pelas chuvas. São mais de 2 mil voluntários cadastrados, 42 entidades sociais parceiras e mais de 13 mil itens doados.  Atualmente, a plataforma conta com diversas vagas disponíveis para quem quer exercer o voluntariado., que podem ser acessadas em www.somarfloripa.com


galeria de imagens