Casa Civil

15/10/2018 - Somar
Somar Floripa cadastra novos voluntários do Jardim Botânico

foto/divulgação: PMF

Somar Floripa

A rede solidária da Prefeitura de Florianópolis, Somar Floripa, cadastrou 20 novos voluntários para atuação no Jardim Botânico de Florianópolis no último sábado, 13. Eles também receberam capacitação para o voluntariado e conheceram mais sobre o trabalho da Somar Floripa.

“Assim como a causa humana e animal, o meio ambiente também necessita de cuidados. O objetivo do voluntariado no Jardim Botânico é disseminar a ideia de que pessoas e natureza podem coexistir em harmonia e  de forma sustentável”, afirma a presidente da rede solidária Somar Floripa, Cintia de Queiroz Loureiro.

 

As ações dos novos voluntários serão ligadas à área socioambiental, como: cultivo e manutenção das hortas, realização de oficinas de plantas medicinais; e práticas ligadas à saúde, como yoga e pilates. O primeiro voluntário oficial do Jardim Botânico é o ambientalista Alésio dos Passos Santos, que desde a criação d, promove encontros para troca de conhecimento sobre plantas medicinais, aromáticas e alimentícias, que são desconhecidas pela maioria das pessoas.

 

Para Daiana Bastezini, gerente da Divisão de Gestão Ambiental da Comcap, autarquia municipal que faz a manutenção do local, o trabalho voluntário é fundamental para tornar a gestão do espaço mais dinâmica e mais integrada com a sociedade. “O Jardim Botânico de Florianópolis nasceu de forma colaborativa e vai avançar na medida que fortalecer e qualificar o voluntariado. É um espaço em construção que depende de muitas mãos, corações e mentes”, declarou.