Casa Civil

27/11/2019 - Casa Civil
Lançamento do Programa Floripa Cidade Eficiente

foto/divulgação: Divulgação

Lançamento do Programa Floripa Cidade Eficiente

A Superintendência de Assuntos Institucionais realizou no ultimo dia 23 de Outubro de 2019, Lançamento do Programa Floripa Cidade Eficiente, junto ao reunião de Colegiado. O programa está sendo realizado pela Prefeitura de Florianópolis e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável e tem o objetivo primário é trabalhar para promover e apoiar ações estruturantes visando a redução de emissões de gases de efeito estufa nos edifícios a longo prazo, através de eficiência energética, uso racional de água, facilitação do uso de transporte público, geração distribuída de energia e políticas públicas.

Entre os objetivos secundários se encontram:

- Mapear os desafios e as experiências de governos municipais, gerando conhecimento sobre as maiores barreiras, necessidades de apoio e o sucesso de estratégias implementadas no passado.

- Proporcionar uma biblioteca de recursos técnicos incluindo estudos de caso, exemplares de políticas públicas, planos estratégicos energéticos e de uso da água, legislação vigente e programas voluntários.

- Assessorar tecnicamente municípios selecionados por meio de programa-piloto.

- Elaborar e divulgar resultados do programa e lições aprendidas.

Atividades propostas pelo Conselho Brasileiro de Construção Sustentável

- Assessoria técnica por meio de projetos de eficiência energética, uso racional de água, mobilidade urbana e geração distribuída.

- Capacitação, treinamento e cursos sobre eficiência energética, uso racional de água e geração distribuída.

- Apoio na implementação de políticas públicas e medidas de redução de consumo.

- Divulgação de estudos estratégicos e avaliações dos benefícios do programa.

"Estamos trabalhando para criar a cultura do servidor no melhor uso de fontes de energia, água e ferramentas de mobilidade". Comenta Piter Santana o novo superintendente de Assuntos Institucionais da Casa Civil da Prefeitura de Florianópolis.