Casa Civil

10/04/2013 - Comunicação
Prefeitura de Florianópolis: 100 dias de muitos avanços
A data emblemática foi marcada com um balanço das ações já realizadas para a imprensa

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeito César Júnior deu coletiva à imprensa ao lado do vice, João Amin

O prefeito Cesar Souza Júnior fez na tarde desta quarta (10/04) o primeiro balanço da sua administração, que teve por tema “Um ano em 100 dias”, e afirmou que todas as principais ações propostas para cumprimento durante o mandato já foram iniciadas. “Agora, o governo parte para um alinhamento estratégico de todas as suas ações”, proclamou em entrevista à imprensa, após uma mostra fiel do que Florianópolis vivenciará pelos próximos quatro anos. Todo o colegiado municipal prestigiou a coletiva que marcou a data emblemática.

A capital do Estado tem na gestão Cesar Souza Júnior/João Amin uma prefeitura comprometida com a cidade e sua gente, que protege e preserva o meio ambiente, que investe na educação, na saúde, na qualidade de vida, na geração de emprego e renda, que está ao lado daqueles que mais precisam e que colocará, sempre, o interesse público acima e à frente dos interesses privados.

SAÚDE
Na área da saúde a transformação já começou. No dia 5 de março, portanto pouco mais de dois meses depois de assumir, o prefeito lançou o programa Mutirão de Exames, a fim de acabar com o drama de mais de 21 mil pessoas que aguardavam por exames de média e alta complexidade para poder dar continuidade a seus tratamentos de saúde.

Em apenas três semanas de mutirão, 4.153 pessoas foram atendidas pelos profissionais da secretaria municipal de saúde e de prestadoras de serviços contratualizadas junto à Prefeitura. Gente como o aposentado Ângelo Cândido de Souza, de 88 anos, morador do Bairro Abraão, que há 10 meses aguardava um exame de ultrassonografia.

Além do mutirão, a administração municipal já confirmou a construção, reforma e ampliação de cinco unidades de saúde, localizadas nos bairros Morro da Caixa continental, Jardim Atlântico, Vargem Grande, Sapé e Lagoa, além da conclusão da nova UPA do Continente, no Bairro Jardim Atlântico.

Ao todo, as novas unidades ampliarão a capacidade de atendimento de 17 mil para cerca de 28 mil pessoas por mês. E o programa Remédio em Casa, também já lançado, é outro projeto que vai facilitar a vida das pessoas carentes que necessitam de medicamento de uso contínuo. Ao todo serão atendidos entre 12 a 15 mil pacientes da rede pública municipal. A licitação para contratação da empresa que vai operar o programa está em fase final de elaboração.

GESTÃO
O respeito com o dinheiro público é outra meta perseguida pela administração Cesar Souza Júnior/João Amin. Nos 100 primeiros dias de governo, o Grupo Gestor garantiu economia de mais de R$ 19 milhões em despesas de custeio graças ao rígido controle das contas públicas.

Aliado a isso, a prefeitura também implantou o mais completo portal da transparência do Estado, com todas as informações da administração pública disponibilizadas para consulta na internet. Da mesma forma, as licitações públicas já podem ser acompanhadas em tempo real pela internet, numa iniciativa inédita na história do município.

EDUCAÇÃO
Na educação, prioridade absoluta para a atual administração, já foram assinadas ordens de serviço para reforma, ampliação e construção de 10 unidades de ensino na Ilha e no Continente, entre creches, Núcleos de Educação Infantil (NEIs) e escolas, com investimentos da ordem de R$ 7 milhões. A assinatura de 39 convênios com entidades educacionais e conselhos comunitários vai beneficiar diretamente 5.300 crianças e adolescentes.

PREFEITURA NO BAIRRO
Projeto inédito em Florianópolis, o Prefeitura no Bairro já atendeu cerca de 10 mil pessoas em nove comunidades visitadas (Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Mont Serrat, Rio Vermelho e Coqueiros) até o fim da semana passada, com mais de duas mil solicitações/problemas encaminhados e solucionados.

Nestes pouco mais de três meses de atividades, as principais demandas da população foram da alçada das secretarias de Obras; Educação; Habitação e Saneamento Ambiental, e Transportes, Mobilidade e Terminais; ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); à secretaria do Continente; à Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP); à secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e à Fundação Municipal de Esportes.
 
TURISMO
Entre as diversas ações da Secretaria Municipal de Turismo de Florianópolis nos 100 dias de governo, destacam-se: a organização e realização do Carnaval 2013 que reuniu mais de 490 mil pessoas com recorde de público em todos os eventos; a criação da Comissão Permanente do Carnaval – COPERCA – nomeada no dia 25/03, um órgão de deliberação coletiva, vinculado ao Gabinete do Prefeito, com o objetivo de discutir, analisar, planejar, propor e acompanhar as ações e atividades referentes a realização do Carnaval oficial do município; a criação do Conselho Municipal de Turismo – COMTUR – constituído por representantes de órgãos oficiais, da iniciativa privada e outras entidades para o apoio na criação de políticas que visam o desenvolvimento sustentável da atividade turística, com nomeação marcada para o dia 11/04;  além da elaboração do Projeto de lei que cria o Fundo Municipal de Turismo - com o objetivo de planejar, desenvolver e estimular o setor turístico local e regional.

OBRAS
O Plano de 100 dias da Secretaria Municipal de Obras originou-se em observações e análises feitas já nas primeiras semanas de governo. Foi elaborado um diagnóstico inicial que propiciasse um melhor entendimento da estrutura física, recursos humanos, processos administrativos, análise de contratos emergenciais, assim como projetos e obras em andamento até o presente momento.

No período, 598 ruas foram alvo de manutenção (que inclui Operação Tapa Buraco, terraplenagem e colocação de material, manutenção de caixas de captação e redes pluviais, roçagem e limpeza de logradouros. Também foram feitas limpezas de 6.685 metros de rios, canais e valas da cidade.  

Além disso, os 100 primeiros dias de governo foram marcados pela recuperação da ponte que liga as praias da Armação e do Matadeiro, no Sul da Ilha, realizada pela Prefeitura em parceria com a empresa Cassol, e pela recuperação do guarda-corpo da passarela da Beira Mar Norte.

Também foram retomadas obras que se encontravam paralisadas como reparos e pinturas dos viadutos do CIC, Itacorubi, Francisco Dias Velho, Capoeiras e Trevo da Seta; reformas em geral nas passarelas de pedestres do terminal Rita Maria, CIC, Av. Gustavo Richard, Via Expressa Sul, e Av. Madre Benvenuta; recuperação do guarda-corpo da ponte da Lagoa da Conceição; restauro do anexo da antiga Alfândega de Sambaqui; construção da Capela Mortuária da Lagoa da Conceição; urbanização de 600m da Orla da Praia da Armação; pavimentação da Avenida Luiz Boiteux Piazza; revitalização do Caminho dos Açores e das ruas João Gualberto Soares, Cônego Serpa, Senador Mafra, Gal. Aleluia, Osni Barbato, Alcides Goulart, Silva Jardim, Álvaro Mullen da Silveira, Jorge da Luz Fontes e Deputado João Bertoli e da Av. Paulo Fontes; construção de Praça na rua das Gaivotas;  recuperação da Ala Sul do Mercado Público Municipal, e reforma na instalação preventiva de incêndio na Ala Norte do Mercado Público. 

CONTINENTE
Já na Secretaria do Continente, nestes 100 dias da atual gestão, foram realizadas ações multisetoriais. Podem ser citados como exemplos disso a revitalização, recuperação, limpeza, manutenção e conserto de parques infantis nas praças Nossa Senhora de Fátima, do Sapé, do Canto, no Bosque Pedro Medeiros e no Parque de Coqueiros; a organização da abertura do Carnaval de Florianópolis, bem como de atividades relacionadas ao aniversário da cidade, à Páscoa e ao Dia Mundial do Teatro; a realização de  quase mil vistorias, 146 processos, três demolições, uma interdição, quase 500 comunicados de limpeza de terreno baldios, calçadas e muros, além da emissão de 72 autos de infração; a limpeza, desentupimento e drenagem da tubulação da Vila Aparecida; o início da revitalização de avenidas e ruas, tapando buracos abertos pelas chuvas nas principais vias e de obras de drenagem no Parque de Coqueiros e na Vila Aparecida.

Já na áreas social, de saúde e de educação, a Secretaria capitaneou a campanha contra o mosquito da dengue, com realização de palestras, encontros com profissionais de saúde de vários municípios vizinhos (Santo Amaro da Imperatriz, Palhoça, São José e Biguaçu) e divulgação da necessidade de conscientização da população.


galeria de imagens