Casa Civil

18/04/2013 - Governo
“Prefeitura no Bairro” deste sábado será no Ribeirão da Ilha
10ª edição do projeto será aberta com apresentação cultural do boi-de-mamão

foto/divulgação: SEC

Projeto volta ao Sul da Ilha

 

A 10ª edição do projeto “Prefeitura no Bairro” será neste sábado (20/04) no Ribeirão da Ilha, no pátio em frente ao Clube Bandeirantes, na Rodovia Baldicero Filomeno. O evento inicia pela primeira vez às 9 hs com a apresentação cultural do boi-de-mamão dos Ingleses, e a partir das 10 hs, o prefeito Cesar Souza Júnior e o Colegiado municipal estarão à disposição da comunidade.

Projeto inédito em Florianópolis, o Prefeitura no Bairro já atendeu cerca de 2.300 pessoas em nove comunidades visitadas -Canasvieiras, Monte Cristo, Campeche, Pantanal, Estreito, Itacorubi, Mont Serrat, Rio Vermelho e Coqueiros. 

Nestes três meses e meio de atividades, as principais demandas da população foram da alçada das secretarias de Obras; Educação; Habitação e Saneamento Ambiental, e Transportes, Mobilidade e Terminais; ao Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis (IPUF); à secretaria do Continente; à Companhia Melhoramentos da Capital (COMCAP); à secretaria de Segurança e Defesa do Cidadão e à Fundação Municipal de Esportes. 

O coordenador do projeto, Renato Geske, já chegou a outras três constatações com a experiência, que se aperfeiçoa a cada edição, com vistas à melhoria dos atendimentos. Segundo ele, é notória a grande satisfação que os moradores têm de receber em seus bairros o prefeito e o seu secretariado e de serem ouvidos. Além do que, existe uma forte expectativa de realização do evento nas comunidades ainda não beneficiadas, o que, para Geske, “é uma boa cobrança. É sinal de que a cidade acredita no projeto e já o incorporou”. O coordenador, porém, também ressalta que a boa vontade e a alegria do prefeito nestas visitas têm sido vitais para o sucesso da iniciativa, pois estimula a todos os envolvidos.

Mutirão

Depois do Ribeirão da Ilha, as próximas comunidades a receber o “Prefeitura no Bairro” serão a Lagoa da Conceição e a Vila Aparecida, em datas a serem definidas. Mas já está programada para o dia 25 de maio a realização de um mutirão de limpeza no Morro do Horácio, no Maciço do Morro da Cruz, também como atividade periódica do projeto. No mutirão, o prefeito e todo o primeiro escalão da administração municipal atuarão em parceria com a Defesa Civil da cidade e voluntários. De acordo com Geske, o mutirão visa, além de efetuar uma grande limpeza na região, conscientizar a população local a não descartar lixo, inclusive pesado, na canalização, e assim evitar entupimentos das galerias pluviais e problemas viários, principalmente, nos períodos de chuva intensa.

Mutirão semelhante já foi feito no Morro da Mariquinha, no Centro, em 23 de março, dia do aniversário de Florianópolis, tendo sido recolhidos mais de quatro toneladas de entulhos. “As pessoas precisam ser orientadas de que não devem jogar garrafas PET e colchões, por exemplo, nas canalizações. Isso tem dano ambiental muito grande”, reforçou o coordenador do projeto.

 
PROCON

 
O “Prefeitura no Bairro” é uma oportunidade para que os cidadãos tenham acesso direto aos gestores da cidade e apresentem as suas reivindicações. Mas a partir desta 10ª edição do projeto, a população também poderá aproveitar o evento para fazer reclamações ao PROCON, utilizar todos os serviços do Pró-Cidadão ou resolver questões relativas à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), que estarão representados no local. 

Na ocasião, também será feita uma divulgação dos trabalhos das Coordenadorias Municipais de Políticas Públicas para a Igualdade Racial, da Mulher e da Juventude, vinculadas ao gabinete do prefeito, bem como da organização não governamental Portal da Esperança e do Programa SOS Desaparecidos da Polícia Militar de Santa Catarina.

A organização do projeto “Prefeitura no Bairro” recomenda aos que quiserem participar que cheguem com antecedência para inscreverem-se.