Conselho Municipal de Direitos LGBT

05/06/2017 - LGBT
17 de maio – Dia Internacional contra a LGBTfobia
Atividades realizadas pelo Conselho Municipal de Direitos LGBT pela passagem do dia 17 de maio – Dia Internacional contra a LGBTfobia.

foto/divulgação: Divulgação

17 Maio

 

O Conselho Municipal de direitos de LGBT desenvolveu ações no dia 17 de maio de 2017 por conta do dia internacional contra a Homofobia, Lesbofobia e Bifobia e ainda contra a Travestifobia e a Transfobia.

 

Sobre a data: O dia 17 de maio é reconhecido internacionalmente como Dia de luta contra a LGBTfobia, pois foi neste dia, no ano de 1990, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou a homossexualidade (amor, paixão, afeto e/ou atração sexual por pessoas do mesmo sexo) da Classificação Internacional de Doenças (CID). Assim, a data é um importante marco que objetiva reafirmar e assegurar os direitos da população LGBT. (CMDLGBT/CRP12).

 

A programação em Florianópolis abrangeu atividades institucionais e festivas. Pela manhã, uma Audiência Pública na Assembleia Legislativa promovida pela Comissão de Direitos da ALESC juntamente com o Conselho Regional de Psicologia de Santa Catarina e CMDLGBT que reforçou a defesa à resolução 001/99 do CFP o qual defende o não tratamento de LGBT pela sua orientação sexual ou identidade de Gênero. Esta audiência foi chamada porque em fevereiro, um deputado fundamentalista e conservador da Câmara Federal de Deputados e deputadas trouxe a tona um PL que tenta suspender a resolução do Conselho Federal de Psicologia o qual esta de acordo com a retirada da homossexualidade do CID.. 

 

A noite do dia 17 de maio tivemos a Mesa “Cura ou não cura?: Os reflexos da patologização da homossexualidade e das identidades trans”, realizada pelo SAAD/UFSC,  que aconteceu do auditório do CFH/UFSC com participação da presidenta do Conselho Municipal dos Direitos LGBT Guilhermina Salasário Ayres, da presidenta da ADEH, Lirous K’yo Fonseca, do historiador Du Meinberg Maranhão, e do Psicólogo Daniel Kerry sob a coordenação do também psicólogo Ematuir Teles de Souza.

 

Além da audiência na ALESC e das palestras promovidas pela Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC também aconteceram várias atividades culturais e politicas em frente ao Coreto da Praça da Alfandega.

 

As Ações desenvolvidas pelo Conselho de Direitos LGBT em parceria com a Prefeitura Municipal de Fpolis/SC e as Organizações não governamentais do movimento LGBT de Fpolis - ACONTECE ARTE E POLITICA LGBT, GRUPO ROMA. ADEH, GAPA, INSTITUTO ARCO-IRIS, ESTRELA GUIA, MARGENS E EPICENAS DA UFSC, OAB E CRP DE SANTA CATARINA Ali na Tenda da Diversidade tivemos uma grande festa contra a LGBTfobia, Ali também a bandeira do arco-íris tremulou mais uma com a Apresentação de Selma Ligth e set de  Lirous Fonseca e Rose Nogueira, no palco o Mc Beng Flow e Trans Power. Nosso Microfone esteve aberto das 14h as 18h e por ele passaram a presidente e demais conselheiros e conselheiras do CMDLGBT, o representante das pessoas em situação de Rua de Floripa, o CRP12, Margens/UFSC, Acontece Arte e Politica LGBT, Grupo Roma, Adeh, Instituto Arco-Íris, Estrela Guia, Secretaria de Turismo, Guarda Municipal e nossa população pois se ela isto não seria possível.

 

Encerramos nossas atividades no dia 18 de maio com o curso de defesa pessoal para LGBT Curso foi ministrado pela Guarda municipal e sua abertura realizada pela Secretaria Municipal de Segurança Publica de Fpolis, Sra Maryanne Mattos. Por fim as atividades foram encerradas no Tralharia com a distribuição gratuita do livro “[IN]CONTADAS” que é uma coletânea de 15 contos de literatura lésbica, escritos por autoras que  representam a diversidade da mulher lésbica.  Bel Mazzanti, Diedra Roiz e Wind Rose, três das autoras dos contos, estavam no local autografando os livros.

 

Por Guilhermina Salasário Ayres - Presidenta do CMDLGBT


galeria de imagens