Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

08/12/2015 - Cultura
Projeto Museus Virtuais tem última sessão do ano
Viabilizado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura, projeto promove um passeio virtual pelos principais museus do mundo

foto/divulgação: Floripa Interativa

Obras de arte são apresentadas ao público em tela de 9 metros de comprimento

O projeto Museus Virtuais encerra o programa de visitas públicas de 2015 com um passeio contemplativo por exposições de arte de rua em diversos países, contando com apoio de tecnologia digital. O último roteiro cultural do ano apresenta o tema 'Arte Contemporânea – Espaço Aberto', levando os visitantes para conhecer obras de arte expostas nos jardins do Instituto Inhotim, em Minas Gerais, e em espaços públicos na Colômbia, Itália e Inglaterra. A sessão gratuita acontece neste sábado (12), às 17 horas, no cinema do Cenro Integrado de Cultura.

 

No passeio virtual os participantes vão apreciar obras de artistas como Adriana Varejão, Tunga, Cildo Meireles e Helio Oiticica. Também vão conhecer referências do movimento da Street Art, com um passeio pelas ruas de grandes capitais, como Bogotá, Roma e Londres. A visitação gratuita pode ser agendada pelo site do Instituto Maratona Cultural (www.institutomaratonacultural.com).

 

Com o patrocínio da Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, a programação dessa temporada abrangeu 56 sessões, sendo 13 abertas ao público e 43 visitas destinadas a escolas municipais. O projeto foi realizado pelo Instituto Maratona Cultural, com incentivo da Unimed Grande Florianópolis e apoio institucional da Fundação Catarinense de Cultura.

  

Passeio pelo mundo da arte

 

O projeto Museus Virtuais é conduzido por um arte-educador que comenta as obras, as curiosidades sobre os artistas e as técnicas utilizadas nas pinturas e esculturas em apreciação. A partir de temas previamente definidos, a visita é feita utilizando a ferramenta Google Art Project, que possibilita a visualização em 360 graus de imagens nos principais museus do mundo em um ambiente imersivo, reproduzindo imagens por meio de um sistema multitela.

 

Em cada sessão, com duração média de uma hora, o público tem a sensação de percorrer corredores de museus e galerias de arte dos cinco continentes para apreciar pinturas e esculturas representativas da arte clássica, moderna, contemporânea, renascença e arte brasileira. Nas visitas, a história da arte é apresentada por meio de obras de diferentes estilos difundidos pelas principais escolas artísticas do mundo como o futurismo, abstracionismo, surrealismo, dadaísmo e expressionismo, entre outros.

 

Serviço:


O quê: Projeto Museus Virtuais

            Tema: Arte Contemporânea – Espaço Aberto

Quando: sábado (12) – 17 horas

Onde: Cinema do CIC / Centro Integrado de Cultura

           Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600

           Agronômica – Florianópolis/ SC

Quanto: gratuito

Informações: www.institutomaratonacultural.com

 

 *Com informações do Instituto Maratona Cultural


galeria de imagens