Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

21/11/2013 - Cultura
Filme D.T.Tive estreia em Florianópolis
Curta-metragem foi viabilizado pela Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura

foto/divulgação: Divulgação/ Valent

O ator Leon De Paula interpreta o D.T.Tive

Depois de fazer sucesso no livro O Detetive de Florianópolis, o personagem criado pelo escritor catarinense Jair Francisco Hamms, na década de 1980, volta à cena no filme D.T.Tive, que tem pré-estreia nesta sexta-feira (22), às 19 horas, na Fundação Cultural Badesc. Dirigido por Fernanda do Canto e Javier Di Benedictis, o curta-metragem foi viabilizado pela Secretaria de Cultura de Florianópolis e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Com um toque de humor, o filme apresenta a história de Domingos Tertuliano Tive, um homem desempregado, endividado e nervoso que, decidido a aproveitar seu dom natural para resolver crimes, atua como detetive particular na pacata cidade onde vive. Produzido pelo laboratório audiovisual Valent e totalmente filmado em Florianópolis, com duração de 11 minutos, o curta  tem como protagonista o ator Leon de Paula, que interpreta o divertido detetive.

 

Personagem literário de ficção, Tertuliano Tive ganhou popularidade nas crônicas do escritor Jair Francisco Hamms, publicadas originalmente no Jornal O Estado e reunidas em livro pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, em 1983. Em 2013, a obra ganhou uma segunda edição e entrou para lista de livros do vestibular de 2014 das universidades federal e estadual. Ao trabalhar como designer na Editora da UFSC, a diretora Fernanda do Canto teve contato com o tema e, junto com Javier Di Benedictis, decidiu transpor a ficção para a linguagem audiovisual, vislumbrando a possibilidade de também levar o personagem para a televisão.

 

Os realizadores

 

Natural de Porto Alegre, Fernanda do Canto vive em Florianópolis desde os 9 anos. Formada em Design Gráfico pela UFSC e, com mestrado em Investigação em Práticas Artísticas e Visuais pela UCLM (Espanha), Fernanda realiza trabalhos editoriais e audiovisuais, buscando um equilíbrio entre ambos.

 

Javier Di Benedictis é argentino, residente em Florianópolis desde 2012. Estudou Design de Imagem e Som na Universidade de Buenos Aires, onde formou parte do corpo docente da disciplina de Estética. Atualmente, trabalha na exploração de técnicas e tecnologias mistas sobre a imagem.

 

O autor

 

Jair Francisco Hamms (1935-2012) foi advogado, jornalista, publicitário e escritor. Figura importante no cenário público catarinense, Hamms exerceu os cargos de Secretário de Estado, diretor do Badesc e subchefe da Casa Civil, entre outras funções. Além disso, ocupou a cadeira de número 25 na Academia Catarinense de Letras, consequência de seu consistente trabalho na literatura.

 

Serviço:

 

O Quê: Pre-estreia do filme D.T.Tive

              Direção de Fernanda do Canto e Javier Di Benedictis

Quando: sexta-feira (22/11)

Onde: Fundação Cultural Badesc

            R. Visconde de Ouro Preto, 216, Centro / Florianópolis

            (48) 3224.8846

            www.fundacaoculturalbadesc.com

Quanto: gratuito

 

  • Confira o trailler do filme D.T.Tive

 

     https://vimeo.com/somosvalent/dttivetrailer

 

 

Ficha Técnica

 

Direção: Fernanda do Canto e Javier Di Benedictis

Elenco: Leon De Paula (D.T.Tive), Djin Sganzerla (Ivete), Zeca Ramos (Pereira)

            José Ronaldo Faleiro (Dr. Policarpo / Mordomo) e Luana Mara Pereira

            (Maria do Carmo)

Direção de fotografia e câmera: Hernán Bento Gago

Direção de som: Facundo Gomez

Produção: Ligia Ferreira e Lidia Pereira

Arte: Sarah Pusch

Figurino: Adriana Cardoso Pereira, Mayná Quintana e Camila Peña

Design gráfico: Paula Cardoso Pereira

Um filme de: Valent


galeria de imagens