Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

27/04/2014 - Cultura
Exposições reúnem artistas de três gerações
Com patrocínio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, mostras abrem nos dias 29 e 30 de abril, sob curadoria de Scott MacLeay

foto/divulgação: Scott MacLeay

Mostras podem ser visitadas até dia 2 de junho

Compartilhar conhecimento e experiência é a principal característica do fotógrafo canadense Scott MacLeay, que faz curadoria de duas exposições a serem inauguradas no dia 29 de abril, no Espaço Lindolf Bell (CIC), e no dia 30 na Helena Fretta Galeria de Arte. Reunindo trabalhos que remetem a três gerações de artistas, MacLeay interliga suas obras aos trabalhos de alguns de seus alunos e também de seu professor, o fotógrafo, arquiteto e designer norte-americano Ted Scott. O projeto foi viabilizado pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura.

 

Na terça-feira (29), às 19h30, no Centro Integrado de Cultura/CIC, será aberta a mostra “Interferências: Scott MacLeay e convidados: O caminho para Florianópolis”. A exposição contempla 30 obras de MacLeay, 20 de Ted Scott, e outras 20 de artistas de Florianópolis, Rio de Janeiro, Santos, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Nova York, Paris e Londres, realizadas a partir de residências, workshops e aulas on-line com o fotógrafo canadense. As imagens priorizam a exploração de novos processos e estruturas conceituais, em oposição ao foco habitual, contribuindo para a criação de um polo de desenvolvimento de novas mídias em Florianópolis.

 

No dia seguinte (30), às 19h30, na Helena Fretta Galeria de Arte, abre a mostra Perspectiva(s), com variantes dos trabalhos de jovens artistas apresentados no CIC. Para a galeria do Centro, a curadoria adota outras plataformas com projetos de transmídia, vídeo, cerâmica, livro de artista, performance, mas com a fotografia como estrela principal, embora apresentada em outros contextos. Na abertura haverá um show do cantor e produtor mineiro David Dines, que canta música dançante e não convencional, que combina David Bowie, Smiths, Depeche Mode e música eletrônica, com influências de Daft Punk, Grimes e Stromae.

Pensamento criativo

Apaixonado pela criação artemídia e musical ao longo dos últimos 36 anos no Canadá, França e Brasil, MacLeay compara a vida a uma corrida de revezamento, com dependência de esforços individuais e coletivos. É por esta razão que sempre desenvolveu projetos pedagógicos que visam a estimular o pensamento em torno de novas maneiras de os artistas refletirem sobre os meios que utilizam e o trabalho que criam.  

 

“A exposição é uma celebração da tomada de risco, indispensável para e evolução do pensamento criativo, a despeito das dúvidas e fracassos inevitáveis que muitas vezes ocorrem”, diz MacLeay. Para ele, o trabalho não consiste somente no desenvolvimento conceitual, mas é também a base da camaradagem necessária para resistir à pressão de se conformar em um mundo que muitas vezes valoriza a ortodoxia em detrimento da marginalidade criativa.

Serviço:


O quê
: Exposição Interferências – Scott Macleay e convidados:

            O caminho para Florianópolis.  

Quando: 29 de abril (terça), 19h30 – abertura

            Visitação até 2 de junho, de terça-feira a sábado - 10h às 20h30

               Domingos e feriados, das 10h às 19h30

Onde: Espaço Lindolf Bell, do Centro Integrado de Cultura

           Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis.  

Quanto: gratuito.

Informações: (48) 3664-2651

O quê: abertura da exposição Perspectiva(s)

Quando: 30 de abril (quarta), 19h30

            Visitação até 2 de junho, de segunda a sexta - 9h às 18h30            

                Sábados, da 9h às 13h.  

Onde: Helena Fretta Galeria de Arte

            Rua Presidente Coutinho, 532, Centro, Florianópolis.  

Quanto: gratuito. 

Informações: (48) 3223-0913

 

Artistas 

Ana Carolina von Hertwig (Florianópolis): transmídia, fotografia, cinema

Antonio Carlos Lima (São Paulo): fotografia

Cris Sales (Rio de Janeiro): fotografia

Fabrício Sousa (Florianópolis): fotografia

Fátima Lourenço (Rio de Janeiro): fotografia

Gela Borges (New York): mixed media (mídia mista) / fotografia

Guilherme Ternes (Florianópolis): fotografia

Helena Leão (Belo Horizonte): fotografia

Kris Moisson (Paris): fotografia

Laura de Avelar Fonseca (Belo Horizonte): fotografia

Lauro Andrade (Curitiba): mixed media (mídia mista) / fotografia

Luiza Christ (Florianópolis): cerâmica, fotografia

Luma Jochims (London): fotografia

Marco Giacomelli (Florianópolis): fotografia

Marilda v.r. (Santos): fotografia

Otávio Nogueira (Florianópolis): fotografia

Patout (Rio de Janeiro): fotografia

Rodrigo Ormond (Florianópolis): fotografia

Sandra Arruda (Belo Horizonte): novas mídias (fotografia, vídeo, performance)

Suelen Pessoa (Belo Horizonte): novas mídias (fotografia, vídeo, performance)

 

Scott MacLeay
Artista em novas mídias, compositor, escritor

MacLeay começou sua carreira em Vancouver, Canadá, em meados dos anos 1970. Viveu na França e trabalhou em Paris e Nova York por 30 anos antes de mudar para Florianópolis, em 2010. A primeira fase de seus trabalhos fotográficos autorais foi realizada no final dos anos 1970 e na década de 1980, antes que se dedicasse em tempo integral, por mais de 15 anos, em composição musical contemporânea e como consultor em projetos audiovisuais.

 

Seu trabalho fotográfico autoral foi representado pela Marcuse Pfeifer Gallery (NYC) e pela Galérie Créatis (Paris), e exposto em diversas outras galerias privadas e museus na Europa, América do Norte e Japão: Musée d’Art Moderne de la Ville de Paris, Museu de Arte e História de Friburgo (Suiça), Münchner Stadt Museum (Munique), Rencontres Photographiques d’Arles (France), The Space Gallery (NYC), Ao Gallery (Tóquio), The American Center for Artists (Paris), Ton Peek Gallery (Amsterdam), Fundação Badesc e MASC (Florianópolis) e muitos outros.

 

A obra fotográfica de MacLeay tem sido amplamente publicada e acompanhada na França e nos EUA: Art Magazine, Art in America, Clichés, Zoom, Camera Arts, Empreintes. Ele foi designado artista em residência da Rockfeller Foundation no American Center for Artists para a criação da exposição multimídia “Fragments, Cycles, Sounds” em 1982, para o Mois de La Photo de Paris. No mesmo ano, sua obra foi incluída na Time-Life História da Fotografia, no volume dedicado à “Arte da Fotografia”. Seu trabalho está presente nas coleções permanentes de museus como o Brooklyn Museum, New York e o Museum of Fine Art, Houston, Texas, EUA.

 

Além do trabalho autoral, Scott MacLeay fundou o Departamento de Fotografia do American Center for Artists in Paris e tornou-se Diretor do Center for Media Art e Photography (CMAP) em meados dos anos 1980, criando um carrefour para exposições, festivais, co-produções, seminários e programas pedagógicos em Artes Tecnológicas. O CMAP foi o pólo de atividades criativas e produções audiovisuais interagindo com as mais importantes instituições francesas (Centre Pompidou, Musée d’Orsay, Canal +, Arte) no âmbito das artes tecnológicas.

 

Desde que mudou para Florianópolis em 2010, McLeay voltou à fotografia autoral, vídeo-arte e criações de novas mídias, em tempo integral, além de continuar sua paixão em compartilhar suas experiências através do ensino. Em 2011, fundou o Processo Criativo, um movimento dedicado à promoção e desenvolvimento de trabalhos inovadores nas Artes Tecnológicas.

 

Em setembro de 2011 reuniu-se à equipe da revista brasileira Photo Magazine, como encarregado em escrever artigos sobre a arte e a filosofia da Fotografia. Atualmente está preparando um livro de ensaios sobre o mesmo tema para publicação pela Editora Photo em meados de 2014.

 

Ted Scott
Fotógrafo, arquiteto, designer gráfico

 

Além de suas explorações arquitetônicas e trabalho autoral nas artes visuais, Ted Scott é um professor dedicado e um viajante apaixonado. No início de suas aventuras, ele foi extremamente atraído por todas as coisas japonesas que conheceu durante seu mestrado em história da arquitetura japonesa na Waseda University de Tóquio, tornando-se fluente em japonês falado ao longo do tempo. Após a conclusão de seus estudos, ele passou vários anos fotografando a vida cotidiana e cultura no Japão contemporâneo. De lá, mudou-se para Vancouver, no Canadá, e continuou a estudar e a ministrar  palestras extensamente sobre jardins japoneses e arquitetura.

 

Ted Scott tem fotografado por mais de quatro décadas, e ensinado sobre fotografia há mais de duas no Vancouver Community College, University of British Columbia, Ontario College of Art e Design, Ryerson University, The Art Gallery of Ontario e University of Toronto. Atualmente vive e trabalha em Toronto, Canadá. Já expôs amplamente em galerias, universidades e instituições culturais em todo o Canadá: a Ryerson Gallery, a Bau Xi Gallery (Vancouver e Toronto), a University of Toronto, a Art Gallery of Victoria, a Burnaby Art Gallery, a University of British Columbia e os outros. Publicou dois livros de sua obra: Fotografias de Provence e Jardins Imperiais Japoneses.

 

* Com informações do jornalista Fifo Lima


galeria de imagens