Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

02/06/2013 - Cultura
Conferência de Cultura inicia nesta segunda
Encontro será aberto pelo prefeito Cesar Souza Júnior, às 14h30, no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, contando com a presença de dois representantes do Ministério da Cultura

foto/divulgação: Mauro Vaz

Prefeito Cesar participou da abertura

Artistas, produtores culturais, pesquisadores e gestores reúnem-se para discutir ideias, propostas e perspectivas para a Cultura em Florianópolis. A 4ª Conferência Municipal de Cultura, que acontece de 3 a 5 de junho, no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, reforça a importância do setor como eixo estratégico para o desenvolvimento sustentável da cidade. O encontro será aberto nesta segunda-feira (3), às 14h30, pelo prefeito Cesar Souza Júnior, contando com a presença do Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Marcelo Pedroso. A programação inclui ainda palestra, às 16h15, com a Secretária de Economia Criativa do MinC, Cláudia Leitão, entre outras atividades.

 

Aberta à participação pública mediante inscrição, a 4ª Conferência Municipal de Cultura é organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes (FCFFC), em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPCF). As inscrições podem ser feitas no local do evento, na segunda-feira (3), a partir das 13h.

 

Diálogo e estratégias

 

Com o mote “Cultura Agora”, a reunião em Florianópolis prossegue até quarta-feira (5) com debates, intervenções artísticas, discussão e votação de propostas, cumprindo etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. O evento tem como objetivo avançar na gestão cultural e na execução de metas do Plano Municipal de Cultura, alinhadas com as diretrizes nacionais.

 

Durante o encontro será apresentado um histórico das conferências anteriores, com avaliação dos avanços e resultados obtidos desde a primeira mobilização, em 2005, e das perspectivas futuras. A explanação será feita pela diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes, Marta Cesar, que foi a primeira presidente do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, no período 2010-2012. Também serão eleitos os delegados municipais para a Conferência Estadual de Cultura e os representantes da Sociedade Civil para ocupar vacâncias na composição do CMPCF, no período 2013-2014.

 

A 4ª Conferência Municipal de Cultura propõe um debate com enfoque nacional e local baseado em quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.  Entre os temas em pauta estão aspectos de identidade, memória, produção simbólica, cidadania, participação social, povos indígenas e comunidades tradicionais, gestão, proteção e salvaguarda, além de fortalecimento e formação de fóruns e redes em prol da Cultura.

 

Economia Criativa

 

Em meio a tantos produtos feitos a partir dos avanços tecnológicos que mudaram significativamente a vida no país, o Brasil está apostando cada vez mais no talento e na capacidade criativa da população como ferramenta para gerar riquezas e promover o desenvolvimento sustentável no século 21. O potencial dessa economia do intangível será apresentado nesta segunda-feira (3), na palestra da Secretária de Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, na abertura da 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis. 

 

Cláudia Leitão é graduada em Educação Artística – Licenciatura pela Universidade Estadual do Ceará e em Direito pela Universidade Federal do Ceará, além de ter doutorado em Sociologia pela Université Paris Descartes. Foi Secretária de Cultura do Estado do Ceará entre 2003 e 2006 e, desde 2011, comanda a Secretaria de Economia Criativa do MinC.

 

De acordo com o Plano de Diretrizes e Metas da Secretaria de Economia Criativa/MinC- 2011/2014, atividades criativas são aquelas em que a dimensão simbólica é determinante para a produção de riqueza cultural, econômica e social. Elas se alimentam de talentos criativos organizados de forma individual ou coletiva, produzindo bens e serviços com característica única e inovadora.

 

No documento do MinC  são identificados 19 setores criativos no país: patrimônio material e imaterial, arquivos, museus (campo do patrimônio), artesanato, culturas populares, culturas indígenas, culturas afro-brasileiras, artes visuais, arte digital (campo das expressões culturais), teatro, dança, música e circo (campo das artes de espetáculo), cinema e vídeo, publicações e mídias impressas (campo do audiovisual e do livro, literatura e leitura), moda, design e arquitetura (campo das criações culturais e funcionais). Juntos, esses setores contribuíram em 2010 com cerca de R$ 104 bilhões para a economia nacional, o que correspondeu a quase 2,84% do Produto Interno Bruto brasileiro.

  

Serviço:

 

O Quê: 4ª Conferência Municipal de Cultura de Florianópolis

               (De 3 a 5 de junho)

 

Quando: abertura na segunda-feira (3) – 14h30

 

Onde: Centro de Cultura e Eventos da UFSC

  Rua Roberto Sampaio Gonzaga s/n° - Campus da Trindade

           (48) 3721-9569 / 3721-9559

 

Quanto: gratuito

 

Programação - 3 de junho (segunda-feira)

 

13h

– Inscrição e Credenciamento

14h

– Apresentação Artística – Orquestra da Udesc

14h30

– Solenidade de Abertura

15h30

– Explanação “Histórico das Conferências Municipais”

  Marta Cesar / Diretora de Artes da Fundação Franklin Cascaes

16h

– Intervenção artística

16h15

– Palestra “Economia Criativa”

 Claudia Leitão / Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura

17h30 

– Apresentação do grupo Kámada (Chile)


galeria de imagens