Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

06/06/2013 - Cultura
Conferência reconhece avanços na gestão cultural
Evento, realizado de 3 a 5 de junho, definiu propostas e elegeu delegados para representar Florianópolis na Conferência Estadual

foto/divulgação: Júnior Careca

'A cultura precisa ser inserida no dia a dia da população', disse Luiz Moukarzel aos participantes da Conferência

Os próximos editais do Fundo Municipal de Cultura serão lançados no segundo semestre já sob a gestão da recém-criada Secretaria Municipal de Cultura. Os recursos no montante de R$ 1,26 milhão serão repassados ainda este mês pelo prefeito Cesar Souza Júnior, que confirmou também o nome do atual superintendente da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, Luiz Moukarzel, como Secretário de Cultura da Capital. 

 

Reconhecidas como avanços significativos nas políticas públicas de Estado, essas e outras ações anunciadas durante a 4ª Conferência Municipal de Cultura contribuíram para o balanço positivo do evento, que encerrou nesta quarta-feira (5) com a definição de propostas e eleição de 22 delegados titulares e suplentes que vão representar Florianópolis na conferência estadual.    

 

A qualidade das discussões realizadas no encontro foi um dos destaques evidenciados pelos organizadores no encerramento das atividades. “Isso mostra que a gente se organizou e é mais um indicativo dessa construção que está vindo. O debate foi qualificado, e já teve uma sequência da conferência anterior para essa. Isso evidencia que passamos de etapa”, avaliou a presidente da Comissão Organizadora da Conferência, Marta Cesar, que participou de todos os encontros realizados desde 2005 e também presidiu a primeira gestão do Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis, criado em 2009.   

 

O atual presidente do CMPCF, Marcelo Pereira Seixas, frisou a importância do empenho por parte dos delegados eleitos na defesa das propostas tiradas na plenária municipal. Ressaltou ainda que é necessário trabalhar a partir de agora para a ampliação da participação popular nas discussões que envolvam a cultura na cidade. “Temos que despertar o entendimento de que a cultura tratada enquanto setor estratégico é um direito dos cidadãos”, reforçou Seixas.   

 

O empoderamento dos cidadãos a partir da percepção do direito cultural também norteou a fala do superintendente da Fundação Franklin Cascaes, Luiz Moukarzel, que destacou que a nova secretaria deve atuar com firmeza para inserir a cultura no dia a dia da cidade. E para que isso aconteça no menor espaço de tempo, o superintendente defendeu o fortalecimento das parcerias para levar projetos culturais aos bairros. “Isso é o que vai dar o empoderamento para se exigir cada vez mais. O nosso mote de trabalho é a parceria. Não vamos fazer nada sozinho e temos que fazer isso com um olhar para a população”, pontuou o futuro secretário de Cultura, que será empossado nos próximos dias pelo prefeito Cesar Souza Júnior.

 

Um olhar local para questões globais

 

Durante três dias foram debatidas questões com enfoque em quatro eixos: Implementação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; e Cultura e Desenvolvimento.  No encerramento da 4ª Conferência Municipal de Cultura, os participantes definiram moções e propostas para encaminhamento em nível municipal, estadual e nacional.

 

Entre as deliberações da plenária estão a implementação do Sistema de Informações Culturais e implantação de um Observatório da Economia Criativa no município e no estado; incentivo à criação de fóruns setoriais municipais e estaduais; ações para valorização dos profissionais de arte e cultura, e dos mestres da cultura popular e tradicional no ensino das escolas públicas;  e a criação de uma rede municipal de Pontos de Cultura, entre outras propostas.

 

No encontro foram eleitos 22 delegados para a Conferência Estadual de Cultura prevista para agosto, entre titulares e suplentes. A eleição baseou-se nas indicações dos fóruns setoriais já constituídos na cidade (artes cênicas, artes visuais, audiovisual e biblioteca), na indicação do poder público e na votação da plenária.

 

Também foram eleitos os representantes da Sociedade Civil para duas vacâncias no Conselho Municipal de Política Cultural. As vagas serão ocupadas por Chico Caprario (Audiovisual) e Neusa Maria Vegini (Artes Visuais). Na ocasião também foram empossados os conselheiros indicados pelo poder público para o período 2013/2014.

 

A 4ª Conferência Municipal de Cultura foi realizada de 3 a 5 de junho pela Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes e Conselho Municipal de Política Cultural, integrando etapa preparatória para as conferências estadual e nacional. O evento, aberto pelo prefeito Cesar Souza Júnior, contou com a presença do Secretário de Articulação Institucional do Ministério da Cultura, Marcelo Pedroso, e da Secretária da Economia Criativa do MinC, Claudia Leitão, que proferiu palestra de abertura sobre o tema de sua pasta.

 

 

* Delegados para a Conferência Estadual

 

Titulares                              

Fátima Lima

Alzemi Machado

Caroline Marins

Camila Riedel

Marcelo Seixas

Mônica Becker Millen

Altair Alves Lúcio Felipe

Luiz Ekke Moukarzel

Pedro Almeida

Ulisses Souza

Lucas da Rosa

 

Suplentes

Cristina Villar

Telma Piacentini

Sofia Mafalda

Neusa Maria Vegini

Francisco Pereira

Nando Brites

Luis Antônio de Souza

Guilherme Gevaerd Pontes

Aglair Bernardo

Vereador Ricardo Vieira

Marta Cesar


galeria de imagens