Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

29/07/2013 - Cultura
Secretário de Cultura da Capital toma posse hoje
O músico Luiz Ekke Moukarzel toma posse como primeiro Secretário de Cultura da Capital, às 16h, na Casa da Memória

foto/divulgação: Dieve Oehme

Luiz Ekke Moukarzel

O prefeito Cesar Souza Júnior dá posse ao músico Luiz Ekke Moukarzel como primeiro Secretário de Cultura de Florianópolis, nesta segunda-feira (29), atendendo ao anseio da classe artística e cultural da cidade que há quase duas décadas reivindicava a criação de uma secretaria exclusiva. A solenidade acontece às 16h, na Casa da Memória/FCFFC, no mesmo dia em que a Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes celebra 26 anos.

 

No evento serão anunciadas as primeiras ações estruturantes da nova secretaria. “Teremos um planejamento estratégico com rumo e metas a serem alcançadas. Precisamos pensar o que fazer enquanto cultura em 2020, 2030 e não apenas agora” explica Luiz Moukarzel.

 

Criada na reforma administrativa, publicada no Diário Oficial no início de julho, a Secretaria Municipal de Cultura terá entre as atribuições o planejamento, organização, promoção, coordenação e avaliação das políticas municipais relativas à área cultural.  Já a Fundação Franklin Cascaes, implantada em 29 de julho de 1987 como órgão gestor da cultura, passa a atuar na execução dos programas e projetos elaborados pela nova pasta à qual ficará subordinada. Antes disso, as ações nesse segmento eram vinculadas à Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes.

 

Setor estratégico

 

A criação de secretarias exclusivas de cultura é uma das metas do Plano Nacional de Cultura, aprovado em 2011 pela Câmara Federal. Entretanto, a Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC realizada em 2012, e divulgada no início do mês de julho pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), revela que entre os 5.565 municípios brasileiros somente 13,5% já contam com secretarias específicas para a área cultural.

 

Na avaliação dos dados, o documento do IBGE destaca que a existência de secretaria exclusiva para a cultura reflete a valorização dessa área na organização e na hierarquia da administração municipal, significando um reconhecimento de sua dimensão para a vida do município. “A criação da secretaria de Florianópolis é uma vontade política do prefeito César Souza, que entende que a cultura tem importância igual às outras atividades humanas. Ela deve estar no dia a dia das pessoas”, destaca Luiz Moukarzel.

 

O Quê: Posse de Luiz Ekke Moukarzel

             Primeiro Secretário de Cultura de Florianópolis

Quando: segunda-feira (29 de julho) – 16h         

Onde: Casa da Memória de Florianópolis

            Rua Padre Miguelinho nº 58 - Centro