Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis

30/07/2013 - Cultura
Cultura terá mapeamento e plano de metas
Ações foram divulgadas durante solenidade de posse de Luiz Moukarzel como primeiro secretário de Cultura de Florianópolis

foto/divulgação: Petra Mafalda

Plano Municipal de Cultura foi entregue ao prefeito Cesar Souza Júnior

A elaboração de políticas duradouras para a área cultural em Florianópolis é o principal objetivo da recém-criada Secretaria Municipal de Cultura. Mostrando que o setor tem pressa para se estruturar, o secretário Luiz Ekke Moukarzel, ao tomar posse na segunda-feira (29), entregou ao prefeito Cesar Souza Júnior o primeiro Plano Municipal de Cultura da Capital, documento que contempla um conjunto de diretrizes e metas para os próximos dez anos.

 

Diante de artistas, produtores culturais e representantes de entidades ligadas ao segmento, que lotaram o auditório da Casa da Memória, o secretário anunciou as primeiras ações para alinhamento da política cultural no município.  Participaram da solenidade o presidente da Academia Catarinense de Letras, Péricles Prade; o presidente do Conselho Municipal de Política Cultural, Marcelo Seixas, o vereador Edson Lemos, representando o Legislativo municipal, e o secretário adjunto de Estado do Turismo, Ozeas Mafra Filho, representando o Governador Raimundo Colombo, entre outras autoridades.

 

Componente fundamental para a implantação do Sistema de Cultura da Capital, o plano municipal entregue ao prefeito Cesar Souza Júnior consolida políticas de Estado para a área cultural, alinhadas às normativas do Ministério da Cultura (MinC). O documento deve agora ser analisado pelo chefe do executivo para envio à Câmara de Vereadores nos próximos dias.

 

O PMC fundamenta, orienta, propõe e regulamenta a execução de políticas municipais, estabelecendo diretrizes e metas a serem alcançadas até 2023, com revisão prevista a cada dois anos. “Esse é um plano feito a várias mãos. Foi uma construção entre poder público, Conselho Municipal de Política Cultural e as setoriais. Fizemos mais de 30 reuniões”, disse Luiz Moukarzel.

 

Destacando a criação da Secretaria de Cultura como mais um dos compromissos de governo que foram cumpridos, o prefeito Cesar Souza Júnior ressaltou a importância da cultura como alternativa econômica para a cidade, que tem como fonte principal de divisas os setores de prestação de serviços, turismo e tecnologia da informação. “Cada vez mais a cultura representa um papel central em Florianópolis. Não se gera economia criativa sem cultura”, observou o prefeito.


Estruturação e mapeamento cultural

 

 
De acordo com Luiz Moukarzel, a primeira ação estratégica da Secretaria de Cultura é levantar e registrar a realidade municipal do setor para planejar as políticas públicas. Para isso, será iniciado um minucioso mapeamento dos artistas, instituições e equipamentos culturais existentes na cidade.  Por meio de um site, as pessoas que trabalham na área da cultura vão poder cadastrar-se e fornecer informações sobre a atividade profissional que exercem. Haverá também uma pesquisa de campo para cadastramento de quem não domina as ferramentas digitais.

 

O levantamento vai auxiliar na construção de indicadores e de um diagnóstico da cultura local. Conforme Moukarzel, os dados obtidos poderão contribuir para a ampliação do mercado de trabalho na área cultural. “Nós precisamos fazer com que a nossa cultura movimente a economia, de tal forma que tenhamos a autossustentabilidade do setor no médio e longo prazo”, explicou. O sistema de mapeamento cultural será lançado no dia 15 de agosto.

 

O secretário informou que outras ações serão realizadas nos próximos dois meses, visando ao alinhamento das políticas culturais no município. É o caso da reestruturação da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, que passará a atuar como órgão executor dos programas e projetos, subordinada à Secretaria.

 

Além disso, complementou Moukarzel, outros equipamentos culturais que estavam dispersos na estrutura da prefeitura serão incorporados à área da cultura, como o Arquivo Histórico, que era subordinado à Secretaria de Administração, e a Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, ainda vinculada à Secretaria do Continente.


galeria de imagens