Órgãos

COMCAP



  • Banner: Coleta domiciliar de resíduos sólidos
  • Banner: Coleta gratuita de resíduos volumosos
  • Banner: Destino certo aos resíduos
  • Banner: Ecopontos da Comcap
  • Banner: PEVs de Vidro
  • Banner: Adesivos para lixeiras
  • Banner: Parque Jardim Botânico de Florianópolis
home >
Masterplan Centro de Valorização de Resíduos
Masterplan CTReS

Masterplan do Centro de Valorização de Resíduos (CVR) da Comcap, no Itacorubi.


Projeto desenvolvido pelo arquiteto Sérgio Guilherme Gollnick, da Alleanza Projetos e Consultoria Ltda.

 


O Centro de Valorização de Resíduos (CVR), no Itacorubi, é um ponto estratégico para o gerenciamento dos resíduos sólidos produzidos pelos mais de 400 mil habitantes de Florianópolis e visitantes. Localizado em área central da cidade, é para lá que são levados todos os resíduos coletados nas diversas regiões da cidade e de onde, após pesagem, seguem para o destino final adequado.

 


Inaugurada como área de manejo limpo em 2000, com recursos de convênio firmado com o Ministério do Planejamento, a unidade revitalizou a área do antigo lixão do Itacorubi. Ali foram implantados balança rodoviária para pesagem dos resíduos coletados, estação de transbordo para o transporte até o aterro sanitário e unidade de triagem da coleta seletiva de recicláveis secos feita de porta em porta pela Comcap, que é operada pela Associação dos Coletores de Materiais Recicláveis. Além de abrigar a ACMR, a municipalidade doa os materiais recicláveis a esta e a outras associações de triadores da Grande Florianópolis.

 


Novas estruturas vêm sendo implantadas no local para viabilizar a operação logística e criar novos conceitos de gerenciamento e recuperação dos resíduos sólidos municipais. Para melhorar as vias de acesso, o controle dos serviços e a segurança das pessoas, a Comcap contratou a elaboração de Master Plano do Centro de Valorização de Resíduos. Por ora, trata da obtenção de recursos para desenvolvimento dos projetos executivos e implantação das obras e equipamentos necessários à modernização do local.

 

Objetivos do projeto de modernização do CVR:

 

  • atendimento das metas de recuperação dos resíduos sólidos estabelecidas nos Marcos Regulatórios Federal, Estadual e Municipal
  • atendimento à legislação ambiental e normas técnicas vigentes que regulamentam a infraestrutura das unidades de gerenciamento de resíduos sólidos
  • necessidade de modernização do centro de forma a mitigar os impactos de vizinhança e torná-lo um Centro de Referência em Gerenciamento de Resíduos Sólidos no Estado de Santa Catarina.

 

 

(Com informações da gerente da Divisão de Pesquisa e Projetos da Comcap, engenheira sanitarista Karina da Silva de Souza).



Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.