Órgãos

COMCAP



  • Banner: Coleta domiciliar de resíduos sólidos
  • Banner: Coleta gratuita de resíduos volumosos
  • Banner: Destino certo aos resíduos
  • Banner: Ecopontos da Comcap
  • Banner: PEVs de Vidro
  • Banner: Ouvidoria e SAC Comcap
  • Banner: Parque Jardim Botânico de Florianópolis
home >
Visitação

 

Jardim Botânico de Florianópolis

 

Por meio de termo de cooperação entre a Epagri e a Prefeitura de Florianópolis, a gestora Comcap abriu o Parque Jardim Botânico de Florianópolis à visitação pública em 24 de setembro de 2016. Em 24 de setembro de 2017, o prefeito Gean Loureiro assinou decreto que formaliza a criação do Jardim Botânico de Florianópolis.

 

Aberto de quinta a domingo, das 7h30min às 18h

Durante o Verão, o horário de visitação é das 7h30min às 19h, com fechamento do portão de entrada às 18h30min. De quinta a domingo.

 

Entrada gratuita

 

Acesso somente a pé e há espaço para guardar bicicleta.

 

 Linhas de ônibus que atendem a região:

 

  • Sentido Centro-Bairro

 

Saída - TICEM
330 - Tilag - via Mauro Ramos
104 - Itacorubi - via Mauro Ramos


Saída - TITRI
177 - Santa Monica
Saída – Centro


Executivo
1113 - Parque São Jorge

 

  • Sentido bairro Canasvieiras 

233 - TICAN - TITRI - via UFSC

 

 

Localização Rodovia Admar Gonzaga, 742-782 - Itacorubi, Florianópolis - SC, 88034-000

 

CLIQUE AQUI para ver no mapa

 

Nota sobre visitação

A propósito de reiterados pedidos para que o Parque Jardim Botânico de Florianópolis fique aberto durante toda a semana, a Divisão de Sustentabilidade Ambiental da Comcap esclarece que, no momento, de quinta a domingo é o limite da capacidade de atendimento.

A Comcap, lembra a gerente Daiana Bastezini, assumiu a operação do parque em parceria com a Floram, sob termo de cooperação assinado entre a Epagri e Prefeitura de Florianópolis, em agosto de 2016. Fez o que a cidade esperava há 20 anos: abrir o espaço à visitação pública, protegendo-o da especulação imobiliária.

De lá pra cá, a Comcap tem arcado com todos os custos de operação. No momento, Floram e Comcap estão elaborando o plano diretor que vai formalizar, com a devida participação social, o uso do espaço. Até que isso seja feito, ou pelo menos até o lançamento formal do Jardim Botânico, o que deve ocorrer em junho, a visitação terá de permanecer restrita a quatro dias por semana, de quinta a domingo.

Como desde o início a Comcap sempre deixou claro, trata-se de uma implantação de baixo custo público, com recuperação de materiais e doações privadas, para colocar à disposição das pessoas, por enquanto, um parque ecológico. Até que o Jardim Botânico seja criado como entidade jurídica, o que deve ocorrer brevemente.

As opções de lazer de baixo impacto ambiental, caminhadas, contemplação, ioga, mutirões na horta, têm agradado aos visitantes, tanto que já chegam a 2 mil em média por final de semana. Ao tempo em que a Comcap também tem conseguido, com a colaboração de artistas e curadoria de Lena Peixer, manter sempre exposições na casa sede do parque, onde fica uma das coleções do Museu do Lixo da Comcap.

 

CLIQUE AQUI para ver agenda do Parque Jardim Botânico de Florianópolis


galeria de imagens


Copyright © 2009-2017 Prefeitura de Florianópolis. Todos os direitos reservados.