Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap

24/10/2018 - Comcap
Na temporada, coleta e limpeza da orla tornam-se diárias nos balneários
Limpeza da orla e coleta passam a ser feitas diariamente nos principais balneários

foto/divulgação: Luiz Prates/Divulgação Comcap

Limpeza da orla no verão

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Comcap, vai contratar mão de obra temporária para atender as demandas de verão em limpeza de orla e ampliação da coleta de resíduos nos balneários. Durante o mês de janeiro deste ano, auge da temporada, a geração média de resíduos na Capital aumentou 53% em relação ao mês de julho, por exemplo.

 

No mês de julho de 2017, a Comcap coletou 15.805 toneladas de resíduos. Em janeiro de 2018, a produção subiu para 24.192 toneladas. Para dar conta dessa variação sazonal na geração de resíduos, a coleta passa de três para seis vezes na semana nos principais balneários. Serão contratados para isso, 69 garis e 15 motoristas.

 

O pico da geração de lixo na última temporada ocorreu em 2 de janeiro. Nesse dia, a Comcap bateu recorde histórico de coleta com o recolhimento de 1 milhão 325 mil quilos de resíduos. Só nesse dia, a frota coletora percorreu 12,3 mil quilômetros, como atravessar Santa Catarina 17 vezes, da Ilha a Dionísio Cerqueira.

 

 

Limpeza diária de 43 quilômetros de orla

 

Para a limpeza da orla, a Prefeitura de Florianópolis vai investir na contratação de 40 trabalhadores temporários.  Esses trabalhadores vão reforçar a equipe de 175 empregados efetivos da Comcap já alocados nas divisões operacionais Norte, Leste e Sul. A Prefeitura de Florianópolis mantém a limpeza diária de uma extensão de 43.180 metros de praias no verão.

 

Também serão contratados até 60 auxiliares operacionais para lotação nas intendências distritais.

 

Para facilitar o serviço, serão adquiridos novos equipamentos como quadriciclos, caminhões e caixas estacionárias. No verão passado, a Prefeitura de Florianópolis investiu R$ 6 milhões na compra de 15 caminhões coletores.


galeria de imagens