Autarquia de Melhoramentos da Capital Comcap

18/10/2019 - Comcap
Comcap se movimenta para Semana Lixo Zero
Autarquia chama atenção para separação correta em três frações: orgânicos, recicláveis secos e rejeitos

foto/divulgação: Guilherme Lobo/Estagiário Comcap

Lixeiras para estações educativas de coleta seletiva feitas na Comcap

Comcap dá exemplo de integração e agilidade para projetar, elaborar e instalar painel na entrada da cidade para Semana Lixo Zero e para fabricar lixeiras para estações de educação ambiental sobre separação de resíduos. Dos setores de manutenção ao de gestão ambiental se uniram para cumprir em tempo recorde a tarefa atribuída pela Prefeitura de Florianópolis.

O monitor ambiental e artista plástico autodidata Valdinei Marques, fundador do Museu do Lixo da Comcap, usou materiais reaproveitados do Ecoponto da Comcap no Itacorubi.

As letras brancas foram feitas com laterais de geladeira, fogão e máquina de lavar. Sem necessidade de pintura. A letra "l" de lixo foi feita com lixeiras de rua que foram retiradas do Centro para restauração. As duas pranchas (“x”) e a tampa de caixa d’água (“o”) também foram encontradas no Ecoponto, assim como o promocional de batom que deu estilo ao “i”.

 

Participação no Festival da Primavera

 

No sábado, às 10h30min, a personagem Reiciclagem interpretada por Valdinei Marques representará a Comcap no Festival da Primavera e abertura da Semana Lixo Zero no Parque de Coqueiros. Nei explica que será feito um esquete interativo de teatro para sensibilizar as pessoas em relação à meta de tornar Florianópolis uma cidade lixo zero até 2030. “Tornar Floripa uma cidade lixo zero não depende só da Prefeitura, mas de todas as pessoas. Nossa intervenção com as crianças, especialmente, é para que enxerguem o lixo de forma diferente e que ajudem a administração municipal na gestão dos resíduos”, comenta ele.

 

O Departamento de Manutenção e Transporte, além de colaborar na montagem do painel, desenvolve as lixeiras que serão usadas em estações de educação ambiental durante a Semana Lixo Zero. Elas foram projetadas pelo  presidente da  Comcap, Márcio Alves, em formato de bernunça, e estão sendo confeccionadas por equipe interna com latões de óleo reaproveitados. Para o evento no Parque de Coqueiros, foram feitas lixeiras orientando a separação em três frações: orgânicos, recicláveis secos e rejeitos. 

 

CLIQUE AQUI  para ver programação da Semana Lixo Zero


galeria de imagens