Secretaria Executiva de Comunicação Social

25/09/2014 - Comunicação
Reino Unido patrocina projeto urbano na Capital
Na tarde desta quinta-feira, assinatura de termo de cooperação foi avalizada pelo embaixador no Brasil

foto/divulgação: Martinho Ghizzo

Embaixador do Reino Unido no Brasil, prefeito Cesar Souza Júnior e secretário de Obras

A Prefeitura de Florianópolis e a organização sem fins lucrativos EMBARQ Brasil assinaram na tarde desta quinta-feira (25) um termo de cooperação técnica, financeira, econômica, social e ambiental. O ato, firmado entre o prefeito Cesar Souza Junior e representantes da organização sem fins lucrativos internacional teve a anuência do embaixador do Reino Unido no País, Alex Ellis.

É que a Embaixada está patrocinando os estudos de qualificação de projetos de mobilidade urbana voltados para Florianópolis, financiados pelo governo federal através do Programa Aceleração do Crescimento (PAC), que já começaram a ser feitos pela EMBARQ Brasil.

“Achamos que devemos apostar mais na cidade e também no Estado”, disse Ellis ao prefeito. O embaixador estava acompanhado do cônsul honorário do Reino Unido para Santa Catarina, Michael Delaney, que desde abril passou a morar na Capital, depois de mais de 20 anos residindo em Blumenau.

Já a diretora de Relações Estratégicas & Desenvolvimento da EMBARQ Brasil, Rejane Fernandes, comentou que acredita que “Florianópolis merece uma mobilidade muito melhor do que tem”.

No ato de assinatura do termo de cooperação, Ellis ouviu o prefeito discorrer sobre as potencialidades de Florianópolis, sobretudo na área de tecnologia e inovação, apontada pelo embaixador como uma das alavancas de parcerias com o Reino Unido. O prefeito citou a existência do Sapiens Parque, localizado na Cachoeira do Bom Jesus, e o fato de ele ter obtido um grande impulso recentemente e ter tratamento tributário diferenciado. “Pode ser uma porta de entrada para o Brasil muito interessante”, comentou Cesar souza Junior.

Agora, o embaixador também se mostrou interessado em saber como o serviço público municipal lida com a sazonalidade do turismo. Expertise neste sentido, adquirido com as Olimpíadas de Londres em 2012, por exemplo, deve ser repassado através da parceria firmada nesta quinta-feira.

Afinal, de acordo com o Secretário de Obras, Domingos Zancanaro, ela tem por objetivos melhorar a acessibilidade, a segurança viária e a segurança pública; a qualidade dos espaços públicos e a saúde pública e, ainda, reduzir a poluição atmosférica e a emissão de gases do efeito estufa.

EMBARQ Brasil

Criada em 2005, a EMBARQ Brasil integra a rede EMBARQ, que tem sua sede mundial em Washington D.C. . Ela auxilia governos e empresas no desenvolvimento e implantação de soluções sustentáveis para os problemas de transporte e mobilidade nas cidades brasileiras.