Secretaria Executiva de Comunicação Social

Florianópolis faz ações de divulgação sobre o Dia do Orgulho LGBTI+

foto/divulgação: Allan Carvalho / PMF

Termômetros da cidade mostram a campanha do Dia do Orgulho LGBTI+

Em homenagem ao 28 de junho, Dia Internacional do Orgulho LGBTI+, a Prefeitura de Florianópolis colocou nos relógios de temperatura espalhados pelo município artes com frases empoderamento e orgulho à comunidade LGBTI+. A data de hoje é conhecida como o marco inicial do movimento LGBTI+ contemporâneo após a Rebelião de Stonewall, em 1969, onde jovens da comunidade LGBTI+ decidiram reagir à truculência policial sofrida no bar Stonewall Inn, em Nova York. Após um ano da rebelião, milhares de pessoas da comunidade marcharam do local do bar até o Central Park. Essa marcha foi reconhecida como a primeira parada LGBTI+ do mundo.

Em Florianópolis, a Parada do Orgulho LGBTI+ acontece desde 2006 e representa a expressão das reivindicações e lutas dessa comunidade. O evento contou com a presença de mais de 70 mil pessoas na última edição, em 2019.

Nesta terça-feira, dia 29, será a posse do Conselho Municipal de Direitos LGBTI+ de Florianópolis, onde serão nomeadas 20 pessoas da Sociedade Civil e Governo Municipal. O conselho visa promover uma participação democrática da população na formulação e implementação de políticas públicas das pautas LGBTI+ do município.