Secretaria Executiva de Comunicação Social

09/05/2022 - Bem-estar Animal
PMF realiza mutirão de castrações no bairro Ingleses nesta semana
Haverá vagas limitadas de cadastramento disponível na hora. As cirurgias serão feitas nos dias 10 e 12

foto/divulgação: Foto: Erick Souza/PMF

Mutirão de Castrações

A partir das 8h desta terça e quinta-feira, dias 10 e 12 de maio, a Diretoria de Bem-estar Animal da Prefeitura de Florianópolis, Dibea Floripa, estará com a unidade móvel de castração no bairro ingleses, no estacionamento do mercado Brasil Atacadista. para realizar a cirurgia de cães e gatos de moradores do bairro. O cadastramento prévio foi realizado nos dias 4 e 5 deste mês para 319 animais.   
 
A unidade móvel estará no estacionamento do Brasil Atacadista do bairro Ingleses, localizado na Rodovia Armando Calil Bulos, nº 5890.  Serão disponibilizadas ainda fichas limitadas de cadastramento na hora para quem não conseguiu ir nos dias anteriores cadastrar. 
 
Orientações
 
Os tutores recebem orientação sobre os cuidados anteriores à castração no dia do cadastramento. Para os cães e gatos que forem cadastrados na hora para castração, os mesmos deverão estar em jejum de água e comida por oito horas antes da cirurgia. O tutor deverá levar o animal em algum local protegido, como caixa de transporte, portar documento com foto, comprovante de residência do bairro e esperar o animal no local até o fim do procedimento.  
 
Programa de castração
 
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Dibea, fez a contratação de 5 mil castrações realizadas por meio de uma unidade móvel, que irá até comunidades identificadas previamente pela Dibea para fazer a cirurgia nos animais cadastrados pelos tutores, munícipes de Florianópolis.
 
Essa iniciativa irá beneficiar, principalmente, localidades com grande volume de animais sob responsabilidade de tutores de baixa renda, que apresentam impossibilidade de levá-los até a sede da Dibea. Além da castração, todos os animais receberão microchipagem. A Dibea já realiza uma média de 300 castrações por mês na sede do Itacorubi.