Secretaria Executiva de Comunicação Social

09/09/2013 - Comunicação
Prefeitura inaugura cursos profissionais em Capoeiras
Serão disponibilizadas vagas em cursos gratuitos nos três turnos

foto/divulgação: Petra Mafalda/PMF

Prefeito fala na inauguração do núcleo

O prefeito Cesar Souza Júnior inaugurou na manhã desta terça-feira (10) o Núcleo de Oportunidades de Capoeiras, no Conselho Comunitário do bairro, à Rua Santos Saraiva, 2.011. O projeto, coordenado pelo Instituto de Geração de Oportunidades (IGEOF), visa a contribuir para a geração de renda e a integração social da comunidade através de uma série de cursos. O Núcleo ocupa o mesmo espaço da antiga Escola Profissional do Continente.

Estão sendo disponibilizadas vagas em cursos gratuitos a serem ministrados nos turnos matutino, vespertino e noturno. Pela manhã e à tarde, quem tiver mais de 14 anos poderá fazer oito cursos de artesanato, viabilizados em parceria com o Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT). São eles, de Patchwork, Corte e Costura, Customização de Roupas, Tear, Tricô, Crochê, Ecobiju e Pintura em Tela, todos com duração média de três a quatro meses.

Já quem optar por cursos de qualificação e capacitação profissional do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) irá estudar à noite. Estão abertas inscrições para cursos de Auxiliar de Cozinha, Auxiliar Administrativo, Inglês (Básico) e Salgadeiro, cujo único pré-requisito também é ter a idade mínima exigida, de 16 ou 18 anos, dependendo do caso. Estes cursos, que têm carga horária de 160 horas/aula, estão sendo ofertados pelo IGEOF em parceria com o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), além de entidades do Sistema S.

Mais Núcleos

Segundo o Superintendente do IGEOF, Everson Mendes, outros Núcleos de Oportunidades serão criados no Norte e no Sul da Ilha. “Desta forma, garantimos terapia ocupacional, bem como capacitação e qualificação profissional aos que quiserem aprimorar o currículo e buscar melhores oportunidades no mercado de trabalho”, disse.

Mais informações sobre as inscrições nos cursos do Núcleo de Oportunidades de Capoeiras através do fone (48) 3240-9855.