Secretaria Executiva de Comunicação Social

02/01/2017 - Administração
Prefeito contingencia 30% do orçamento municipal

foto/divulgação: Bruno Oliveira

Novos secretários tomaram posse nesta segunda, 02 de janeiro

O prefeito Gean Loureiro decretou na manhã desta segunda-feira (2) o contingenciamento de 30% de todo o orçamento municipal para 2017. De acordo com o documento, somente as áreas da Saúde e Educação não sofrerão cortes nos recursos. A medida foi anunciada na primeira reunião do novo colegiado, às 6 horas da manhã.

 

Além do contingenciamento, o novo prefeito também assinou decreto regulamentado o teto dos salários municipais. Apesar de a lei não permitir que servidores ganhem acima do salário do prefeito, muitos funcionários acabam recebendo benefícios. O novo decreto vai cortar a 'extrapolação' do limite, combatendo os 'supersalários'.

 

Durante a reunião, foi apresentado o novo colegiado municipal, já de acordo com a proposta de reforma administrativa que o prefeito pretende enviar à Câmara Municipal. A maioria dos secretários acumulará mais de uma das pastas atuais:

 

  • Filipe Mello (Bacharel em Direito e advogado pós-graduado em Direito Público, Constitucional e Administrativo. Já ocupou diversas pastas municipais e estaduais, inclusive a Secretaria de Turismo de Santa Catarina): é o novo secretário da Casa Civil e acumulará, também, a Secretaria de Comunicação, que deverá se transformar em uma nova estrutura após a reforma administrativa;

 

  • Constâncio Alberto Salles Maciel (formado em Direito pela UFSC, já foi secretário em diversas pastas municipais e estaduais, inclusive ex-secretário estadual de Administração): é o novo secretário da Fazenda, Planejamento e Orçamento. Também acumulará a Secretaria de Transparência e Controle que, com a nova reforma, deverá ser incorporada a uma nova estrutura dentro do Gabinete do Prefeito.

 

  • Everson Mendes (formado em História pela UFSC, já foi Superintendente do IGEOF, Gerente de Gestão de pessoas e tem especialização em Gestão de Pessoas e Segurança Cidadã): é o novo secretário de Administração e acumulará o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais.

 

  • Katherine Schreiner (Advogada especialista em direito administrativo, já foi procuradora-geral de São Bento do Sul): é a nova Secretária de Assistência Social. Posteriormente, a Habitação será unida à Assistência Social.

 

  • Vinicius de Luca Filho (Doutor em Geografia, Mestre em Ciência da Informação, Bacharel em Turismo): é o novo Secretário de Turismo e acumulará, também, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômica, a Secretaria de Pesca, Maricultura e Agricultura e o IGEOF. Com a reforma, ambas secretarias serão unidas.

 

  • Edson Lemos (Formado em Administração e Gestão de Negócios, já ocupou diversos cargos na Prefeitura da Capital): é o novo Secretário do Continente.

 

  • Nelson Mattos Gomes Júnior  (é Advogado, já foi Auditor do Tribunal de Justiça Desportiva e Procurador-Geral da Junta Comercial de Santa Catarina): é o novo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano. Acumulará também o Instituto de Planejamento Urbano de Florianópolis, o IPUF, a FLORAM e SESP.

 

  • Maurício Pereira (formado em Administração pela UFSC, possui Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção e Pós Doutorado. É professor da UFSC): é o novo Secretário de Educação.

 

  • Tiago Silva (Já ocupou diversas funções no executivo municipal, inclusive a direção do Procon Municipal e a Secretaria de Defesa do Consumidor):  é o novo Secretário de Defesa do Consumidor e acumulará, também, a Secretaria de Segurança. Com a reforma, as duas pastas serão unidas.

 

  • Luiz Américo Medeiros (formado em Engenharia Civil, possui especialização em Gestão da Construção Civil. É funcionário efetivo da Prefeitura de Florianópolis desde 1981): é o novo Secretário de Obras. Acumulará a Secretaria de Habitação e Saneamento Ambiental. Com a reforma, a Secretaria de Saneamento será unificada.

 

  • Sérgio Hickel do Prado (Engenheiro formado pela UFSC, já ocupou diversos cargos de direção da Celesc): é o novo Secretário de Mobilidade Urbana.

 

  • Vanderlei Farias (É formado em Gestão Pública. Já presidiu conselho comunitário, intendência e diversas funções municipais): é o novo secretário de Cultura. Também acumulará a Fundação Franklin Cascaes e a Fundação de Esportes. Ambas serão unidas em uma só secretaria com a reforma.

 

  • Carlos Alberto Justus da Silva (Formado em Medicina pela UFSC, é especializado em Cirurgia e Mestre e Doutor em Medicina. Já foi diretor do Curso de Medicina da UFSC, vice-reitor e ex-diretor geral do Hospital Universitário): é o novo Secretário de Saúde de Florianópolis.