Secretaria Executiva de Comunicação Social

01/04/2017 - Cultura
Procissão do Senhor dos Passos é declarada bem do patrimônio imaterial

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Procissão do Senhor Jesus dos Passos é declarada como bem do patrimônio imaterial

A Prefeitura de Florianópolis, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Juventude e da Fundação Cultural Franklin Cascaes, acaba de declarar registrado com o título de “Bem do Patrimônio de Natureza Imaterial do Município de Florianópolis”, na tarde desta sexta-feira (31), a Procissão do Senhor Jesus dos Passos, caracterizada como Ritual Religioso que marca a vivência coletiva e identidade da Capital do Estado de Santa Catarina.

A procissão já possui o registro no Estado de SC desde o ano de 2006, e encontra-se em fase final de processo para ser declarada Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. No município, aguardou por dois anos pelo reconhecimento. Este é o primeiro registro de patrimônio imaterial feito pela prefeitura de Florianópolis, através de um conselho de cultura, que é a forma reconhecida nacionalmente para conceder este tipo de título.