Secretaria Executiva de Comunicação Social

24/01/2020 - Comunicação
PODCAST - Não é porque é carnaval que tudo pode. Não é não mesmo!
Comandante da Guarda Municipal de Florianópolis é o convidado do Sextou com a Prefa e conversou sobre casos de assédio registrados na cidade e outros temas, como a Blitz Lei Seca e Operação Onda Azul.

foto/divulgação: DIVULGAÇÃO/PMF

PODCAST - Não é porque é carnaval que tudo pode. Não é não mesmo!

A lei de importunação sexual está em vigor desde o final de 2018. De lá pra cá, cada vez mais mulheres tem um amparo legal em casos de abusos sofridos nas ruas e no transporte público. Se antes, as contravenções tinha pena de multa, agora é classificado como crime, e quem pratica casos como esse pode pegar de 1 a 5 anos de prisão.

Em Florianópolis, a Guarda Municipal tem feito um trabalho em conjunto com o Consório Fênix para coibir e diminuir casos como esses nos ônibus da cidade. Com câmeras e monitoramento via GPS, os ônibus da cidade são monitoradas pelo Consórcio Fênix e pela Guarda Municipal.

"O constrangimento não pode ser da mulher. O constrangimento tem que ser de quem faz esse tipo de comportamento. É inadmissível", diz o comandante da Guarda Municipal de Florianópolis, Ivan Couto.

Além desse tema, Ivan falou também sobre o trabalho diário da Guarda Municipal de Florianópolis no trânsito e nas praias de Florianópolis, ajudando a garantir a segurança da população. Esse é o sétimo episódio do podcast Sextou com a Prefa, disponível pelo SoundCloud e pelo Spotify.

O Sextou com a Prefa é um podcast semanal com informações e entrevistas sobre temas de interesse público relacionados à Florianópolis, capital do estado de Santa Catarina. O programa é produzido, gravado e editado por Nicolas Quadro, Ana Karolina Schoeller e Giulia Sartori. Identidade visual de João Guilherme de Oliveira.