Secretaria Municipal do Continente

11/05/2017 - Meio Ambiente
Espaços públicos de Florianópolis são adotados pelo setor privado

foto/divulgação: Leonardo Sousa

Espaços públicos de Florianópolis são adotados pelo setor privado

Na manhã desta quinta-feira (11), os termos de adoção de onze espaços públicos foram assinados pela Prefeitura de Florianópolis e pelo setor privado na sala de atos do Mercado Público Municipal. Na ocasião também foi instituído, por meio de decreto, o Grupo de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente da cidade.

 

Para o prefeito Gean Loureiro, o apoio à retomada dos espaços públicos para a sociedade é fundamental. “Precisamos revitalizar esses locais para que possam ser ocupados novamente pelas famílias, oferecendo opções para a população e incentivando a prática de atividades ao ar livre. Iniciativas como essa já têm feito a diferença em nossa cidade e as experiências são positivas. É preciso lembrar que também contamos com o auxílio da sociedade na conservação desses lugares”.

 

Os onze locais que foram adotados estão localizados em Coqueiros, Jurerê, Rio Tavares, Centro e Praia Brava. As empresas interessadas em revitalizar os espaços e mantê-los são Magrass Estética, Associação da Praia Brava, Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação LTDA, Aloha Empreendimentos Imobiliários LTDA, Studio B Academia de Atividades Físicas LTDA e Casas da Água. Agora, assinados os termos de adoção, os adotantes já podem fazer as devidas intervenções e como contrapartida podem colocar placas no local adotado, em tamanho e quantidade especificada nos termos.

 

 

Grupo de Revitalização de Espaços Urbanos e Meio Ambiente

 

O grupo de trabalho irá propor e coordenar, por meio de serviço voluntário, a execução de ações planejadas para revitalização e manutenção de espaços públicos no município. Verificar as condições dos locais e os principais pontos que precisam de limpeza e manutenção, bem como aumentar as rondas para garantir a segurança estão entre as principais ações.

 

Segundo Maryanne Mattos, secretária de Segurança Pública e coordenadora da equipe, é grande a demanda referente ao abandono desses lugares, principalmente parques e praças. “Resolvemos criar um grupo composto por representantes de diversas secretarias do poder público para juntos fazermos ações integradas na solução dessa questão, que vem da sociedade”, explica.

 

 

Lista de espaços urbanos adotados:

 

Local: Parque infantil localizado na Avenida Desembargador Pedro Silva - Coqueiros

Adotante: F. S. K. LEHMKUHL ESTÉTICA – ME

 

Local: Praia Brava

- Terminal 1: Av. Tom Traugott Wilde

- Terminal 2: Rua Antônio Jorge Salum

- Terminal 3: Rua Sinésio Duarte

- Terminal 4: Rua Prof. Ari Kardec B. de Melhor

- Terminal 5: Av. Tom Traugott Wildi

- Trevo: Na confluência da Av. Tom Traugott Wildi e Epitácio Bittencourt

Adotante: Associação da Praia Brava - APBRAVA

 

Local: Praça da rotatória na Rua Desembargador Pedro Silva - Coqueiros

Adotante: Studio B Academia de Atividades Físicas LTDA

 

Local: Rod. Maurício Sirotsky Sobrinho - Jurerê

Adotante: Clínica Cardiosport de Prevenção e Reabilitação LTDA

 

Local: Canteiro Central, entre a Av. Pequeno Príncipe e a Rod. SC 405 - Rio Tavares

Adotante: Aloha Empreendimentos Imobiliários LTDA

 

Local: Lago das Bandeiras, cabeceira insular da ponte Pedro Ivo Campos - Centro

Adotante: Casas da Água Materiais para Construção