Secretaria Municipal do Continente

06/12/2017 - Trânsito
Florianópolis terá gestão de sinaleiras em tempo real

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Florianópolis terá gestão de sinaleiras em tempo real

Foi assinado nesta quarta-feira (05/12) o contrato entre a empresa Brascontrol Indústria e Comércio e a Prefeitura de Florianópolis. A partir de agora são 60 dias para que os equipamentos sejam instalados, mas há garantia de empenho dos gestores da empresa para que esse tempo seja menor. Serão 35 controladores, que vão ser instalados nos cruzamentos de maior fluxo, garantindo mais vazão no sentido com maior tráfego. Na mesma cerimônia, representante da Engie explicou a tecnologia do aplicativo Maestro que fará o monitoramento de todos os semáforos da cidade em tempo real e também deve ser implantada na cidade até janeiro de 2018. Dessa forma será possível identificar automaticamente qualquer problema que ocorra e assim solucioná-lo com mais rapidez. A Engie vai fornecer a tecnologia gratuitamente para a prefeitura.

 

O estudo para criar essa tecnologia de gestão de semáforos e é considerada uma das mais modernas do mundo foi feito na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). “A partir da instalação desse sistema adaptativo a sincronia será feita em tempo real, definindo assim o tempo de abertura e fechamento das sinaleiras”, detalha o prefeito Gean Loureiro. O aplicativo Maestro vai permitir que os técnicos da Diretoria de Operação de Trânsito saibam dos problemas que ocorrem nos equipamentos das sinaleiras e assim recebam a manutenção com maior eficiência.

 

A implantação dos novos equipamentos vai ocorrer durante o período em que 80% do fluxo de veículos se concentra nas praias e possibilitar que a instalação dos equipamentos seja feita nos principais cruzamentos da cidade, em particular no centro. “Importante também que agora a tecnologia e os equipamentos foram adquiridos e a prefeitura terá a gestão completa do sistema”, finaliza o secretário de Meio Ambiente, Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Nelson Gomes Mattos Jr.


galeria de imagens