Secretaria Municipal do Continente

25/09/2019 - Continente
Depressão: Um mal que não tem idade e nem classe social

foto/divulgação: PMF

Depressão: Um mal que não tem idade e nem classe social

A palestra gratuita promovida pela Prefeitura de Florianópolis através da Secretaria do Continente reuniu adolescentes, adultos e idosos para debater sobre a depressão e o suicídio.

Com o tema "Setembro Amarelo - Multiplicando Nossos Direitos" aconteceu na tarde de ontem na Secretaria do Continente o encontro que teve por objetivo falar sobre os sintomas da depressão em crianças,  adolescentes, adultos e idosos.

A psicóloga Larissa Müller frisou para o público que a depressão é um mal que não tem idade, esta doença pode atingir desde crianças até idosos. “Temos que entender que todos podem ter um momento de tristeza, diferente da depressão que é mais profunda, a pessoa perde a vitalidade, por isso, estenda a mão ao próximo”, declara Larissa.
O evento em alusão a campanha Setembro Amarelo mês de prevenção ao suicídio, esclareceu dúvidas do público presente e também deu a oportunidade de levarem seus depoimentos sobre momentos difíceis que viveram com os sintomas da depressão.

A aluna da Escola Pública Lauro Muller, Maria Eduarda da Silveira, contou que se viu em depressão quando percebeu que tinha que fazer uma escolha profissional, que a tensão do vestibular estava causando muito insegurança e aflição. “Encontrei numa psicóloga força para sair desta depressão, mudei de escola, escolhi outro curso e vi que o bulling não poderia mais me afetar”, afirma Maria Eduarda.

A nutricionista Vanessa Lodi falou sobre alimentos naturais que auxiliam no tratamento da depressão. Uma das dicas foi incluir o gengibre, a banana, o morango e o abacate na sua rotina diária, mas alerta que deve haver cuidados para quem sofre de pressão alta e diabetes. “Uma dieta saudável não só ajuda a emagrecer, ela reduz ansiedade, os sintomas da depressão e também eleva a autoestima”, garante Vanessa.  

A superintendente do Continente, Rejane Ribeiro, diz que foi muito importante reunir a comunidade, vizinhos, também jovens da Escola Pública Lauro Miller para conversar sobre um tema tão delicado que é a depressão. “Como parte da Prefeitura, precisamos oportunizar estes momentos para as pessoas serem ouvidas e estar compartilhando suas histórias e podendo até ter um novo olhar sobre a vida ”, conclui Rejane.

Se precisar de ajuda ou souber de alguém que precise, procure o CVV - Centro de Valorização da Vida. Para mais informações, disque 188.


galeria de imagens