Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

25/07/2016 - Igualdade
Dia Municipal da Mulher Negra
A cidade pode se orgulhar de ter sua história marcada pelo protagonismo de mulheres negras

foto/divulgação: COPPIR

Antonieta de Barros

No sul do país 35,4% das mulheres negras são chefes de família. Entre as mulheres negras de 16 a 59 anos da região sul, 78,3% estão na faixa de pessoas economicamente ativas e somente 47,3% estão empregadas em trabalhos formais.

Trabalhadoras negras com 12 ou mais anos de estudo tem um rendimento-hora de 15 reais, sendo que as trabalhadoras brancas com mesma escolaridade recebem em média 19,30 reais. Na análise das famílias chefiadas por pessoas negras, verifica-se que neste grupo 32% são pobres, sendo que nas famílias chefiadas por pessoas brancas apenas 16% são pobres.


Entre as pessoas atendidas pelo bolsa família na região sul, 24,4% são negros (MDS 2012). Entre as trabalhadoras domésticas com idade acima de 16 anos na região sul, as trabalhadoras negras tinham rendimento médio de 548,09 reais (abaixo do salário mínimo), sendo que as trabalhadoras brancas tinham uma média de 572,45 reais em 2011.

O dia 25 de julho é reconhecido internacionalmente como Dia da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, e é um marco internacional de luta e resistência dessas mulheres contra a discriminação racial e opressão de gênero.

Em Florianópolis, a Lei 7557/2008 instituiu a data como Dia Municipal da Mulher Negra, e por este motivo estaremos reunidos no dia 24 de julho, no Clube Novo Horizonte, para dar visibilidade e reconhecer a presença e a luta das mulheres negras em nosso município.

Nossa cidade pode se orgulhar de ter sua história marcada pelo protagonismo de mulheres negras, que são referências na sociedade. Iniciando a lista com a Deputada Antonieta de Barros, que foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Em comemoração a esta data, a COPPIR está apoiando o III Afro Divas, organizado pelo coletivo de mulheres negras do desterro, que será realizado no dia 13/08 às 14h, no Palácio Cruz e Souza. O evento é gratuito e aberto ao público, e contará com apresentações culturais, rodas de debates exposição de artesanatos e muito mais. Participem!