Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

23/11/2015 - Igualdade
Dia da Consciência Negra movimenta Alfândega
Música, dança e artesanato nas comemorações do 20 de novembro

foto/divulgação: coppir

Programação da semana

A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial - COPPIR está realizando uma série de atividades em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra. No dia 16, a coordenadora Flavia Helena de Lima esteve na E.B. Antônio Pascoal Apóstolo, no Rio Vermelho, realizando um debate com alunos da EJA da região e pais de alunos, sobre as relações raciais e o combate ao racismo.

No dia 18, a coordenadora recebeu a Medalha Zumbi dos Palmares, honraria outorgada pela Câmara de Vereadores às pessoas que lutam pela igualdade e combatem ao racismo na nossa sociedade.

No dia 20, a comemoração tomou conta do Largo da Alfândega no evento organizado pela COPPIR em parceria com a CMPP Mulher e o Fórum Setorial de Cultura Negra. Na abertura tivemos a apresentação do grupo de choro da Escola Lire de Música do Município. Ao longo da tarde as  apresentações ficaram por conta do grupo Arrasta Ilha, de maracatu, grupo Abayomi de dança e percussão africana, que também fez uma aula aberta de dança africana ministrada pelo dançarino Django Camara da Guiné.


Artesanatos afro ficaram expostos durante todo o evento. O cantor Alexandre Lee também se apresentou no evento. As Professoras Sinclair e Josefina de Joaçaba fizeram uma linda apresentação teatral referenciando os Orixas. Os alunos da escola Jurema Cavallazi, acompanhados pela Profª Estela Cardoso, também participaram do evento, e receberam pinturas da equipe da Guarda Municipal.


Já no início da noite o evento foi finalizado com o samba do grupo Angoleiros Sim Sinhô. A população participou da festa, cantando e dançando junto com os artistas. No sábado, dia 21/11, as atividades continuaram com apresentação de capoeira, contação de histórias, música e apresentação do Isntituto Estadual de Educação e Escola Municipal Maria Iracema Martins de Andrade.

Nesta última semana do mês, ainda acontecerão algumas atividades, iniciando com o Lançamento do documentário Antonieta, de Flávia Person, que trata da história de Antonieta de Barros.

Confira o restante da programação e participe.

Viva Zumbi dos Palmares!

#consciêncianegra