Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

10/09/2018 - Igualdade
COPPIR ministra curso de capacitação para professores

foto/divulgação: pmf

Coppir

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis, através do seu Coordenador, Dr. Fábio Dias, ministrou em 06 de Setembro do corrente ano um Curso de Formação e Capacitação nas Relações Etnico Raciais para os Professores da Escola de Educação Básica Jornalista Jairo Callado.

No Curso supramencionado, o Dr. Fábio Dias relatou acerca da "necessidade de que o professor tenha uma formação que o auxilie no combate ao preconceito racial que existe na escola, pois, desta forma, os educandos, negros e brancos, não perpetuarão a imagem lamentavelmente negativa do negro instalada em nossa sociedade, mas sim de uma referência que respeite às diferenças, ao próximo, independentemente de cor, raça ou religião." Mencionou ainda que "a escola é um ambiente socializador, onde existem educandos das mais diversas culturas, raças e religiões e, que deve acontecer o respeito mútuo e a valorização às diversidades, tanto culturais, como raciais, tudo isso se fazendo necessário para que ocorra efetivamente uma aprendizagem de qualidade e a formação de um cidadão crítico, consciente dos seus direitos e deveres." 

O preconceito racial é um problema educacional que merece ser cada vez mais abordado, tanto nos cursos de graduação que formam profissionais da educação, quanto nas formações continuadas, haja vista que leva muitos educandos a desistirem de estudar, gerando violência, opressão e exclusão da pessoa que sofre esse tipo de preconceito. Desta forma, uma formação do professor, de qualidade, voltada para esta questão auxiliará para que o preconceito racial passe a não mais existir nas escolas. O professor com o conhecimento necessário para poder intervir adequadamente ao se deparar com atitudes preconceituosas, além de saber da importância de se trabalhar com os educandos essas questões, teremos uma educação de qualidade para todos, sem excluir ninguém.

Neste sentido, a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis agradece pela oportunidade, assim como parabeniza pela iniciativa a Diretora da Escola de Educação Básica Jornalista Jairo Callado, Srª. Cláudia Maria França de Freitas, ao mesmo tempo que se coloca à disposição para contribuir sempre que se fizer necessário em prol da construção de uma formação e capacitação de qualidade aos docentes, especificamente no que concerne às relações étnico raciais.