Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

20/11/2018 - Igualdade
Projeto Floripa Sem Racismo marca o Dia da Consciência Negra na Capital

foto/divulgação: PMF

Projeto Floripa Sem Racismo

A  Prefeitura de Florianópolis lançou hoje, Dia da Consciência Negra, o projeto "FLORIPA SEM RACISMO". O objetivo é promover a igualdade racial com a realização de  palestras, seminários e debates em escolas, associações, instituições públicas e privadas do município. O projeto também prevê atividades de valorização da cultura, da religião afro e a fiscalização da aplicação efetiva da Lei n° 10.639/03, que torna obrigatório o ensino da história e cultura Afro-Brasileira.

"Trata-se de uma iniciativa fundamental para refletirmos e promovermos políticas de igualdade junto às comunidades", ressaltou o vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes, durante a cerimônia nesta manhã.

Para o coordenador municipal de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial, Fábio Dias, o Dia da Consciência Negra deve ser significativo para todos e não apenas para a população negra. "Um dia para resgatar o passado que ainda está tão presente nos dias de hoje. Temos que tomar a frente desta realidade de exclusão e tomar atitudes para combater a discriminação racial, promover o emprego para os jovens, dar acesso pleno à saúde e trabalhar internamente nos órgãos públicos e nas comunidades", afirmou. Ele lembrou ainda que a cada 100 homicídios no Brasil, em 71 a vítima é uma pessoa negra, o que demonstra a necessidade de ações sócio pedagógicas e de segurança pública para mudar este cenário.

As atividades do projeto serão direcionadas à comunidade local e serão acompanhadas e mensuradas anualmente.

O lançamento do projeto integra a Semana da Consciência Negra, que conta com uma extensa programação de atividades culturais no Centro de Florianópolis até 30 de novembro.


galeria de imagens