Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

28/09/2017 - Igualdade
COPPIR, COPIRSC E FUNAI SE REÚNEM PARA DEBATER A QUESTÃO INDIGENÍSTA

foto/divulgação: divulgação

Foto do encontro

A diversidade étnica brasileira é uma característica peculiar que faz do Brasil um país multicultural, graças ao patrimônio cultural dos diversos grupos sociais formadores da sociedade nacional. Dentre as contribuições desses grupos destacam-se as das nações indígenas, povos considerados nativos uma vez que originariamente constituíram comunidades locais nas terras brasileiras, pelas quais lutaram arduamente contra a ação arrebatadora dos colonizadores europeus.

Apesar do extermínio sofrido muitas populações indígenas resistiram e atualmente seus integrantes são reconhecidos como sujeitos de direitos, que devem ser promovidos e protegidos pela ordem jurídica nacional, em razão da tutela do patrimônio cultural da humanidade, da qual faz parte a identidade indígena.

Neste sentido, em prol da valorização e preservação dos povos indígenas, a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura Municipal de Florianópolis, a Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Estado de Santa Catarina, representada pelo seu Coordenador, Sr. Sandro Silva, a FUNAI, representada pelo Sr. Luís Felipe, e o Gabinete do Vereador Marquito, através do seu assessor André Farias, realizaram uma reunião de tomada de apontamentos e demandas, afim de se traçar um planejamento estratégico de esforço comum entre as instituições capaz de atender e direcionar o atendimento aos povos indígenas de nosso Estado.