Assessoria de Políticas Públicas para Igualdade Racial e Combate a Intolerância Religiosa

02/04/2018 - Igualdade
COPPIR realiza visita ao Projeto SOMAR FLORIPA

foto/divulgação: Divulgação/PMF

Somar Floripa

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Município de Florianópolis, representada pelo seu Coordenador Fábio Dias, realizou no dia 27 de Março visita ao Projeto SOMAR FLORIPA, afim de tomar conhecimento de suas principais demandas, e dessa forma poder contribuir tanto na arrecadação dos donativos, assim como na ampliação da rede de voluntariado já existente. Participaram também desta visita as voluntárias da COPPIR Sheron Monique e Josiane Messa.


O Projeto SOMAR FLORIPA se caracteriza por ser uma rede solidária que estimula o voluntariado por meio da inovação e conectividade, tendo como objetivo fomentar a cultura do trabalho voluntário organizado e de iniciativas sociais de impacto, valorizando a ação cidadã e participativa na cidade, capacitando os prestadores de serviço social e sendo o facilitador entre os cidadãos e as Organizações da Sociedade Civil – OSC's, para assim realizar trabalhos voluntários e receber doações, somando com a cidade. A iniciativa conta com diversas parcerias como Peixe Urbano, Sebrae-SC, Acate, CRC-SC, CRA-SC e Fecomercio-SC, dentre outras, cada qual auxiliando com as suas especialidades.

Idealizado e coordenado por Cíntia de Queiroz Loureiro, voluntária da administração municipal e esposa do Prefeito Municipal de Florianópolis Gean Loureiro, a rede conta com quatro frentes, sendo elas: plataforma que cruza perfis de voluntários com ofertas de trabalho ou doação para diversas entidades, centros de apoio e atendimento para doações, capacitação para o trabalho solidário e incubadora social.

O SOMAR FLORIPA seleciona e acompanha de perto o trabalho de cada uma das Organizações da Sociedade Civil – OSC's que optarem em cadastrar-se na plataforma, assegurando a credibilidade e garantindo aos voluntários que sua ajuda seja direcionada da maneira correta a quem mais necessita. Toda a rede é exercida com capacitação.

Tanto as entidades quanto os voluntários realizam cursos para participar do projeto. O funcionamento desta plataforma é simples, e ocorre da seguinte forma: a pessoa interessada faz o cadastro, diz onde mora, os horários de que dispõe e como pretende ajudar. A organização disponibiliza as vagas. Então, são conectados os perfis de interesse, com as oportunidades de voluntariado ou doação, formando uma verdadeira rede solidária. No intuito de reconhecer e incentivar a ação cidadã, a Prefeitura de Florianópolis passará a emitir um Certificado Oficial de Voluntariado para empresas ou pessoas físicas que participarem da Rede SOMAR FLORIPA.

Para dúvidas ou sugestões, o Centro de Apoio e Atendimento estará à disposição por meio das redes sociais, site, e-mail, WhatsApp e atendimento agendado. Os interessados em abrir uma organização, o programa oferece a incubadora social, orientando todos os passos para ter sucesso.

Quer participar do Projeto SOMAR FLORIPA? Acesse www.somarfloripa.com ou pelo telefone 48 32516340 ou pelo WhatsApp: 48 98442-0550.

A Coordenadoria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial do Município de Florianópolis parabeniza a idealizadora do Projeto SOMAR FLORIPA, Sra. Cíntia de Queiroz Loureiro, por esta iniciativa inovadora e sensível às necessidades daqueles que mais precisam, e estará junto apoiando estas ações tão importantes e essenciais para o desenvolvimento de nossa Capital.