Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

16/05/2016 - Cultura
Florianópolis recebe décima edição do FITA
Festival de Teatro de Animação, que começou no final de semana, prossegue com apresentações gratuitas até sexta-feira

foto/divulgação: Gisele Knutes

Prólogo Primeiro será apresentado nesta terça e quarta (17 e 18), no TAC.

Celebrando uma década de atividades, o FITA - Festival Internacional de Teatro de Animação vai movimentar cinco cidades catarinenses até sexta-feira (20), com apresentação de 11 espetáculos de companhias nacionais e internacionais em diversos locais. O evento conta com o patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura e Fundação Franklin Cascaes, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, e tem apoio cultural da empresa Softplan.

 

Aberto no final de semana (14 e 15), com o premiado espetáculo El Avaro de Molière, da companhia espanhola Tàbola Rassa, o festival terá 36 apresentações teatrais até 20 de maio, em Florianópolis, São José, Biguaçu, Balneário Camboriú e Joinville. Paralelamente aos espetáculos, a programação inclui ainda três oficinas, mesa de conversa e a exposição “Bonecos em cartaz”.

 

Nesta terça-feira (17), será apresentado o espetáculo Prólogo Primeiro, da Cia Caixa do Elefante Teatro de Bonecos (Rio Grande do Sul), às 15h e 19h30, no Teatro Álvaro de Carvalho, com reapresentação na quarta-feira, às 15h e 20 horas. A montagem, que estreia em Santa Catarina, mescla o universo simbólico, paródico e místico presente na obra de Edward Gordon Craig - diretor, dramaturgo, cenógrafo e teórico teatral que revolucionou o século XX com o seu “teatro do futuro” e sua “supermarionete”.

 

Patrocinado pela Petrobras, o espetáculo utiliza textos de Craig, montados pela primeira vez no Brasil, cinquenta anos após a morte deste controvertido artista.  Apresentados de forma leve, Prólogo Primeiro provoca uma reflexão sobre a presença do ator em cena e também sobre diferentes modos de se relacionar com o outro e com o mundo. A peça integra o cronograma de atividades do “Projeto Caixa do Elefante 25 anos”, que prevê turnê nacional, passando por Santa Catarina, Curitiba, Belém, Palmas, São Paulo, Natal, Fortaleza, Salvador e Rio de Janeiro.

 

A edição do FITA 2016 tem o patrocínio da Caixa Econômica Federal e Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com apoio cultural da SOFTPLAN. Conta ainda com apoio do SESC/SC - Serviço Social do Comércio de Santa Catarina e apoio institucional da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da ABTB (Associação Brasileira de Teatro de Bonecos).

 

Serviço:

O quê: 10º FITA - Festical Internacional de Teatro de Animação

Quando: De 14 a 20 de maio de 2016 – diversos horários.

             Confira a programação!

Quanto: Gratuito

  • Para Espetáculos no Centro de Cultura e Eventos da UFSC, Teatro da UFSC, SESC Prainha e os que compõem a itinerância.OBS: Ingressos deverão ser retirados uma hora antes do espetáculo);
  • Para organizações sem fins lucrativo, ONGs e instituições de ensino, mediante reserva de vagas através de agendamento prévio em todos os espetáculos);

 

Quanto: R$20,00 e R$10,00 (meia**)

  • Para espetáculos no Teatro Ademir Rosa - CIC e Teatro Álvaro de Carvalho).

**Meia-entrada é destinada a estudantes, pessoas acima de 60 anos, classe artística (com apresentação de DRT), funcionários e clientes da CAIXA (mediante apresentação de cartão)


Onde: Florianópolis, São José, Biguaçu, Balneário Camboriu e Joinville.

Mais informações: www.fitafloripa.com.br

 

* Com informações da Assessoria de Imprensa do FITA


galeria de imagens