Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

09/08/2016 - Cultura
Artista doa obra para acervo municipal
Obra ficará em exposição permanente na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, disponível para apreciação pública

foto/divulgação: Fernando Lindote

Corrida do Papagaio, de Fernando Lindote

Os Jogos Olímpicos e Paralímpicos que acontecem pela primeira vez no Brasil vão deixar uma lembrança permanente para a cidade de Florianópolis. A capital catarinense vai receber a obra “Corrida do Papagaio”, doada por Fernando Lindote – artista que foi contemplado no Edital Prêmio Arte Monumento Brasil 2016. A peça será entregue nesta quarta-feira (10), às 19 horas, na Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti, onde ficará em exposição, integrando o acervo de artes visuais do espaço cultural da Fundação Franklin Cascaes.

 

O edital é destinado à realização de projetos de obras e/ou monumentos permanentes de artes visuais que visem promover, comemorar e homenagear, de forma criativa os Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Brasil em 2016. Com o objetivo de valorizar a diversidade e regionalidade das artes visuais brasileiras, de forma a estabelecer também um diálogo entre o esporte, o meio ambiente, as expressões artísticas e culturais brasileiras e o público geral, o Prêmio Arte Monumento Brasil 2016 contribui para promover uma maior democratização e acessibilidade a bens culturais nas Cidades do Revezamento da Tocha Olímpica.

 

Por meio da obra “Corrida do Papagaio”, selecionada entre mais de 280 projetos inscritos, Fernando Lindote ganha um espaço de referência no acervo municipal de Florianópolis. Ao aludir à imagem de um papagaio, internacionalizada pelos estúdios Disney, Lindote introduz um elemento de identidade nacional presente tanto na imagem do papagaio quanto na cor verde esmeralda da tela. A figura do papagaio correndo remete de forma ambivalente, tanto ao desejo de superação e desenvolvimento das estruturas sociais do pais, quanto à fuga de tudo aquilo que representa o atraso e a estagnação.

 

Reconhecido nacional e internacionalmente, o artista completa 35 anos de carreira, tendo representado o estado e a cidade de Florianópolis em diversas exposições individuais e coletivas como 29ª Bienal de São Paulo, a 10ª Bienal do Mercosul e a individual Fernando Lindote: trair Macunaíma e avacalhar o papagaio, com a curadoria de Paulo Herkenhoff no MAR - Museu de Arte do Rio, realizada em dezembro de 2015.

 

Serviço:

 

O quê: Doação da obra Corrida do Papagaio 

Quando: sexta (10), às 19 horas - abertura

            Visitação de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas

Onde:  Galeria Municipal de Arte Pedro Paulo Vecchietti / Fundação Franklin Cascaes

           Praça XV de novembro, 180, Centro - Florianópolis

Quanto: Gratuito