Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

16/05/2017 - Esporte
Ministro dos esportes anuncia negociações para arena do futuro na Capital

foto/divulgação: Cristiano Andujar

Ministro dos esportes anuncia negociações para arena do futuro em Florianópolis

O Ministro do Esporte, Leonardo Picciani, esteve nesta terça-feira, 16 de maio, em Florianópolis para participar do ato de renovação do convênio da sede da Federação Catarinense de Tênis com a Prefeitura. Durante o encontro, o Ministro anunciou a negociação para trazer a Arena do Futuro para a Capital Catarinense.

 

O Ministro desembarcou na cidade por volta das 9h e foi recebido pelo prefeito Gean Loureiro e pelo secretário Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Márcio Alves. Do aeroporto a comitiva seguiu para a sede da Federação Catarinense de Tênis, espaço que a partir de agora passa a abrigar também a Confederação Brasileira de Tênis.

 

No local, o Ministro conheceu o trabalho desenvolvido pela Federação, especialmente, os projetos sociais voltados a crianças e jovens de comunidades carentes da região. Na sequência, todos dirigiram-se para o Mercado Público onde ocorreu a assinatura de contrato de patrocínio da Peugeot com a Confederação Brasileira de Tênis, e a assinatura da renovação do convênio da sede da Federação que está localizada na Avenida Beira-mar Norte, e possui cinco quadras de tênis.

 

A renovação do convênio entre a Federação e a Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, estabelece a continuidade de projeto destinado a crianças e adolescentes em situação de risco pessoal e social, e a população de modo geral, com o objetivo de popularizar a modalidade esportiva do tênis.

 

Além disso, a Confederação Brasileira de Tênis recebeu pela segunda vez consecutiva a renovação do Certificado Ouro da Federação Internacional de Tênis. O selo de certificação é concedido aos países que cumprem os requisitos para a formação dos treinadores. Entre os fatores analisados estão carga horária de 300 horas, sistema de competências e avaliações, calendário de cursos, equipe de tutores, treinamento da equipe, produção de materiais, site oficial, entre outros.

 

Atualmente há 16 países com o certificado nível ouro: Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Colômbia, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Holanda, Itália, Irlanda, Portugal, Espanha e Suíça. Por enquanto, o Brasil é o único país da América do Sul a ter a certificação ouro.

 

 

Arena do futuro

 

Durante o encontro, o prefeito Gean Loureiro anunciou as tratativas para trazer para Florianópolis a Arena do Futuro, projeto do governo do Rio de Janeiro.

 

De acordo com o Ministro do Esporte, o prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, deu carta branca para viabilizar a vinda da Arena para Santa Catarina. “É um desafio, o Gean jogou esta ideia na nossa direção, tivemos sucesso e não tenho dúvidas que será um espaço bem aproveitado por Florianópolis”, enfatizou o Ministro.

 

O prefeito Gean Loureiro afirmou que foi realizado levantamento topográfico da área pública onde a Arena pode ser instalada e que uma equipe vai se reunir no dia 24 de maio para avaliar os dados técnicos e identificar as condições para o estabelecimento de uma parceria público-privada para gerenciar o espaço. “Mesmo não estando concluídas todas as negociações demos um passo considerável.”, comemorou o prefeito.

 

A Arena do Futuro é um espaço multiuso com infraestrutura para receber diferentes modalidades esportivas. Com arquitetura nômade, o local pode ser desmontado e remontado. Para as competições tem capacidade para até 12 mil pessoas sentadas. O ambiente também pode ser palco de programações culturais tendo sua capacidade de público elevada para 17 mil pessoas.