Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

18/08/2017 - Cultura
Florianópolis vai ganhar nova Galeria de Artes
O espaço vai priorizar o trabalho e legado dos artistas locais.

foto/divulgação: Cristiano Andujar/PMF

Florianópolis vai ganhar nova Galeria de Artes

A Sala de Atos do Mercado Público que atualmente recebe as solenidades da Prefeitura passará a ser palco para exposições. No próximo dia 22 de agosto ocorre no local a abertura da Exposição O Canto da Terra, a partir das 19h. A solenidade marca a transformação do espaço em Galeria de Artes. 

 

A Galeria que fica no 1º andar do Mercado Público vai receber, principalmente, o trabalho de artistas locais, consolidando-se desta forma como mais um ambiente para a divulgação das obras e legados que contam, preservam e integram a história e a arte de Florianópolis.

 

O Canto da Terra, a primeira exposição na nova Galeria, mostra a cultura popular do litoral de Santa Catarina, mesclando a riqueza dos hábitos, costumes, crendices e tradições provenientes das etnias que deram origem ao povo desta terra.

 

O Canto da Terra traz obras de artistas locais em diferentes técnicas como a modelagem em argila, esculturas esculpidas em madeira e papel machê, além de pinturas multicoloridas que representam a maneira peculiar e divertida de ver o mundo do nativo, conhecida como tempero “Mané”.

 

Integram a mostra os artistas convidados: Neri Andrade, Tercília dos Santos, Saulo Falcão, Nei Batista de Souza, Valdir Agostinho, Manoel Pereira, Osmarina Villalva, João Olíbio, Maria das Rendas e Adelina Medeiros. A mostra apresenta ainda obras dos artistas Ademar Melo, Antônio Machado, Etelvina Rosa e Maria Celeste Neves (todos in memoriam) e tem a curadoria de Janga e Lena Peixer.

 

A Exposição O Canto da Terra segue de 22 de agosto a 22 de setembro na Sala de Atos, 1º andar do Mercado Público, e a visitação ocorre de segunda a sexta-feira, das 13h às 19h. A entrada é gratuita.