Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

27/12/2017 - Cultura
XV com Arte especial na última 5ª feira de 2017

foto/divulgação: Divulgação

XV com Arte especial na última 5ª feira de 2017

Nesta última quinta-feira do ano, dia 28 de dezembro, o Centro de Florianópolis vai ganhar um colorido especial. O projeto XV com Arte recebe o Festival Arte na Praça. Idealizado pela cantora Janet Ferreira e produzido pela Contexto - Gestão de Projetos, o projeto vai levar várias atrações gratuitas para o centro da cidade.

 

O ponto de encontro entre artistas do teatro, da música e do circo e público é a Praça XV de Novembro. O objetivo, segundo o produtor Ulisses Souza, é fazer ocupação cultural de espaços públicos, levando arte para o maior número de pessoas possível. “Pensamos num conjunto de atrações que contempla todas as idades, da criança ao adulto”.



A programação abre às 12h com o cortejo do grupo Cores de Aidê,  do Mercado Público até a Praça XV. A banda percussiva de samba reggae é formada por 10 mulheres que, por meio da arte, evidenciam as potencialidades e o protagonismo feminino.

 

Às 13h, é a vez de Valdir Augustinho levar toda sua alegria e irreverência em show na Praça XV, onde serão todas as outras atrações. Na sequência, o público poderá prestigiar a apresentação do Palco Aberto Ocupa Circo, do grupo Circus Fever, com a participação de diversos grupos e artistas convidados. Num mesmo espetáculo a céu aberto, circo, malabares, dança, mágica, música, acrobacia, teatro cômico e palhaços.

 

Às 14h45,  acontece o show da dupla da velha guarda da cena musical ilhoa, já indicada ao prêmio Sharp e convidados da “Canja do Jô Soares”,  Janet e Joel Brito, voz e sax, acompanhados pelo guitarrista Júlio e com a participação especial da neta da dupla, Luana de 7 anos. “Ela vai se apresentar no trapézio (circense), cantar e convidar as crianças para participar, cantando e tocando”, conta Janet, que é proponente do projeto do festival contemplado pela Lei Rouanet.



Às 15h30, a cia Clã de Livres Arteiros apresenta o espetáculo de teatro de animação  “O Misterioso Sumiço do Boi de Mamão”. Inspirado no folclore do litoral catarinense, o enredo descreve a saga de uma detetive e seu atrapalhado ajudante em busca do paradeiro do Boi de Mamão. A perigosa Bernunça, a bela Maricota, a Rendeira, a Bruxa, o Pescador e até o público são investigados nesta divertida aventura que sugere o resgate de tradições e valoriza a cultura do contato humano tão esquecido nos dias de hoje.


Para fechar a programação, Boi de Mamão com o Grupo Alivanta meu boi. O grupo, formado majoritariamente por crianças, busca resgatar a cultura e tradição açoriana. Entre os personagens retratados estão o boi, Mateus, Moreninha, os urubus, benzedeira, vaqueiro, cabras, urso branco e preto, macaco, gorila, bernunça e seu filhote, Maricota, Marieta e Valdemar.



O evento tem o patrocínio da Tractebel Energia, da Celesc e da Casan e apoio cultural da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.



Programação - Festival Arte na Praça- edição de virada - Praça XV



12h: Cortejo do Cores de Aidê - do Mercado Pùblico até a Praça XV


13h: Show com Valdir Augustinho


14h: Palco Aberto Ocupa Circo


14h45: Show de Janet e Joel Brito, com participação especial de Luana, de 7 anos.


15h30: “O Misterioso sumiço do Boi de Mamão”, do Clã de Livres Arteiros


16h30: Boi de Mamão com o Grupo Alivanta meu boi