Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

14/03/2018 - Cultura
Roda de Rendeiras e Ratoeira celebra Dia da Mulher em Florianópolis
O evento que reuniu rendeiras de toda a cidade movimentou o Mercado Público da Capital.

foto/divulgação: Divulgação PMF

Roda de Rendeiras e Ratoeira celebra Dia da Mulher em Florianópolis

Quem passou nesta quarta-feira, 14 de março, pelo Mercado Público percebeu um cenário diferente, cerca de 30 rendeiras fazendo renda de bilro e entoando cantigas. A Roda de Rendeiras e Ratoeira é mais uma das atividades da programação da Prefeitura em comemoração ao Dia da Mulher, celebrado em 08 de março.

 

A Ratoeira era uma brincadeira comum nas décadas de 60 e 70. Na época grupos se reuniam em rodas para cantar versos e prosa. O encontro era realizado, entre outros, para conquistar novos amigos e amores. No Mercado Público, o objetivo das rendeiras é chamar a atenção para esta arte passada de geração a geração e que representa a identidade e a história de boa parte do povo de Florianópolis.

 

Trazida pelos açorianos, a renda de bilro era a atividade preferida das mulheres enquanto esperavam os maridos retornarem das pescas. O que era uma forma também de contribuir financeiramente com a família. Com o tempo a renda virou parte da história da cidade até se tornar patrimônio cultural de Florianópolis.

 

Além da Roda de Rendeiras e Ratoeira, a programação para celebrar o Dia da Mulher segue com atrações nesta quinta-feira, 15 de março. Na Praça XV, o Projeto XV com Arte vai ser também destinado a elas. Na Figueira da Praça, às 12h30, ocorre apresentação do Choro em Duo Piano e Voz com Cláudia Barbosa e Mari Leonel, além da presença das rendeiras.

 

Na sexta-feira, dia 16, acontece a entrega do Prêmio Maricota, solenidade em que a Prefeitura de Florianópolis reconhece e homenageia mulheres com atuação destacada em diversos segmentos.

 

A programação completa em www.pmf.sc.gov.br/marcoedelas