Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

08/04/2016 - Cultura
Palestra de Brandão Abre a 22ª Maratona Fotográfica
Participantes da 22ª Maratona Fotográfica poderão assistir a palestra “A Construção de uma Pesquisa Pessoal na Fotografia”.

foto/divulgação: Divulgação

Vagas Limitadas

A palestra “A Construção de uma Pesquisa Pessoal na Fotografia”, de Cláudio Brandão, abre neste sábado(09),  a 22ª Maratona Fotográfica de Florianópolis. Brandão é doutor em Design e Sociedade pela PUC-Rio e tem uma experiência de quase 30 anos na área. A palestra será as 10 horas da manhã no Museu da Escola Catarinense, e terá vagas limitadas.  

 

Em seu trabalho pessoal Brandão transita entre dois temas clássicos da fotografia - a memória e morte, sendo que esta última dentro da ideia de descarte. Um dos seus  projetos mais completos é “Colagens/ Decolagens”,  que mostra o sucessivo colar e descolar de cartazes em mais de 10 cidades ao redor do mundo, incluindo Rio, Nova Iorque, Paris, Berlim, Amsterdam e São Paulo.

 

 Além de falar da importância do desenvolvimento de um trabalho pessoal, o fotógrafo pretende falar sobre possíveis pontes entre o conhecimento crítico das universidades e os anseios e dilemas vividos pela sociedade. A ideia é  falar da experiência do grupo de pesquisa Poéticas do Urbano, que já desenvolveu ações como a montagem de uma Pin Hole (prática fotográfica que utiliza uma caixa em que a luz não penetre)  gigantesca no centro da cidade. “Buscamos aproximar conhecimentos e fomentar diálogos entre dois campos que, infelizmente, não se comunicam da melhor forma possível”, diz.

 

A coleção de retratos de fotógrafos brasileiros é outro trabalho de destaque de Brandão. A partir de experiências de fusão entre sobras de polaroide e filme, o fotógrafo vai trabalhando texturas e cores, que variam de personagem para personagem, e vão se transformando durante o tratamento das imagens. Ao longo de três décadas, Brandão construiu um acervo de mais de quatro mil imagens. Seus primeiros trabalhos pessoais  retratam uma parte da história de Santa Catarina e, especialmente, da cidade de Florianópolis.

 

 

Paisagens, arquitetura, festejos populares e personagens da cidade se conectam de forma a iluminar uma Florianópolis que – diz-se-  não existe mais. Com elementos que não se perderam e se escondem de quem não tem um olhar mais atento, é um trabalho que procura entender o novo contexto e, ao mesmo tempo, mostrar quem era esta cidade, forjando laços com novos espaços, novas línguas e novas culturas. Este trabalho está dividido em quatro núcleos independentes: A Ilha, A Cidade, O Zero da 101 e Gente.

 

 

O que: Palestra “A Construção de uma Pesquisa Pessoal na Fotografia”

Com quem: Cláudio Brandão

Onde: Auditório do Museu da Escola Catarinense (antigo prédio da FAED).

         R. Saldanha Marinho, 196 - Centro - Florianópolis/SC

Quando: Sábado, 09/04, 10:00h

             Vagas limitadas, senhas distribuídas meia hora antes do início da palestra.