Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

18/05/2016 - Cultura
SeCult doa computadores à Prof. Barreiros Filho
Equipamentos doados pelo secretário de Cultura, Pedro Almeida,serão usados em projeto de inclusão digital

foto/divulgação: Dieve Oehme

Secretário Pedro Almeida entregou os computadores nesta quarta-feira (18)

A Biblioteca Municipal Professor Barreiros Filho, do Estreito (região continental), vai implantar um setor específico de livros de arte e aprimorar o projeto de inclusão digital voltado a crianças das comunidades do entorno. As iniciativas serão viabilizadas com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, que doou equipamentos de informática e livros para aquela unidade.


O material foi entregue ao secretário do Continente, Aurélio Rocha, nesta quarta-feira (18), pelo secretário de Cultura, Pedro Almeida.

 

No total, foram doados sete computadores, uma impressora e cerca de 100 livros da coleção Arte & Tecnologia, desenvolvida pelo instituto Oi Futuro. “É um prazer para nós que trabalhamos com a cultura poder entregar esses materiais, que vão atender à comunidade com projetos sociais e também melhorar o trabalho dos técnicos”, disse o secretário.

 

Segundo a diretora da Biblioteca, Maritza Fabiane Celestino, a última vez que a Barreiros Filho recebeu computadores novos foi há 12 anos, a partir de um projeto aprovado junto ao Ministério da Cultura (MinC). De lá para cá, a instituição tem mantido as atividades com equipamentos antigos que foram reciclados e computadores usados, doados por moradores da região.


“Para nós, essa doação significa muito, pois temos um projeto de inclusão digital com crianças da escolinha de futebol”, justifica. A garotada tem aula duas vezes na semana.

 

Os equipamentos de informática foram recebidos pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de uma emenda parlamentar junto ao orçamento do Ministério da Cultura, destinada à aquisição de acervo bibliográfico e modernização digital. Já os livros foram doados pelo Instituto Oi Futuro para o projeto Biblioteca nos Bairros, desenvolvido pela SeCult, com o objetivo de estruturar bibliotecas de arte em espaços culturais da cidade, ampliando o acesso público à produção artística. Também está prevista a doação de livros para Casa da Memória e no Casarão Bento Silvério.

 

Arte e tecnologia

 

O Oi Futuro é o instituto de responsabilidade social da empresa Oi, que emprega novas tecnologias de comunicação e informação no desenvolvimento de projetos de educação, esporte, meio ambiente, cultura e desenvolvimento social. Desde 2001, as ações do instituto estão pautadas na redução de distâncias geográficas e sociais, voltadas especialmente à população jovem, e na ampliação do acesso ao conhecimento, com destaque para a coleção Arte & Tecnologia.


A coletânea registra obras de artistas brasileiros e estrangeiros que usam recursos tecnológicos como ferramenta em seus processos criativos, por meio de imagens e ensaios críticos.