Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

01/06/2016 - Cultura
Mostra divulga imagens da Maratona Fotográfica
Premiação dos vencedores da maratona 2016 e abertura da exposição das imagens selecionadas ocorre nesta quinta-feira (2)

foto/divulgação: Erick Tiscoski Barbosa da Silva

Foto Gente da Terra, de Erick Silva foi selecionada na faixa etária de 6 a 9 anos

As imagens selecionadas na 22ª Maratona Fotográfica de Florianópolis serão apresentadas ao público na exposição “É assim que eu vejo”, instalada no Museu Histórico de Santa Catarina, na Praça XV de Novembro. A mostra será aberta nesta quinta-feira (2), às 19h30, junto com a premiação dos 29 fotógrafos profissionais e iniciantes, vencedores nas modalidades filme, digital e infantojuvenil.

 

Com 116 fotografias, selecionadas entre mais de 5mil imagens, a exposição foi organizada de acordo com a premiação dos dois conjuntos (primeiro e segundo lugar) nas modalidades filme/analógica, digital / categoria 1 e digital / categoria 2. Traz também os quatro conjuntos na modalidade infantojuvenil, subdivididos nas faixas etárias 6 a 9 anos, 10 a 12 anos, 13 a 15 anos e 16 a 17 anos; além das 20 melhores fotografias, independente das modalidades. A mostra pode ser visitada gratuitamente até 17 de julho, de terça a domingo.

 

Promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes, o concurso fotográfico foi realizado nos dias 9 e 10 de abril, como parte das comemorações do aniversário da cidade. O evento reuniu 438 participantes, que tiveram 30 horas para registrar imagens de forma sequencial, conforme subtemas divulgados na largada da prova.

 

Múltiplos Olhares

 

A 22ª Maratona Fotográfica de Florianópolis teve o tema central “É assim que eu vejo”. A partir dele, os fotógrafos registraram um olhar muito particular sobre a capital catarinense, considerando 12 subtemas nas modalidades filme/analógica e digital: Frestas da cidade; Juventude; Suor sagrado; Ruas que se destacam; Vida familiar; O mar e seu entorno; Natureza X Crescimento do bairro; Gente da terra; Trilhas secretas; Rodando pela cidade; Ruínas urbanas; e Singular. Na modalidade infantojuvenil os participantes registraram seis subtemas: O passado; O futuro; De cima para baixo; Vida simples; Gente da terra; e Lugar que eu gosto. Os vencedores do concurso vão dividir premiação de R$ 20 mil.

 

Na seleção das melhores fotografias individuais e de conjunto foi considerada a consonância com o tema e subtemas definidos, além de critérios como criatividade, originalidade, estética, e a qualidade informativa e fotográfica dos registros. A análise das imagens coube à comissão composta pelos profissionais da área de fotografia Ana Paula Sabiá, Luzia Renata da Silva e Leonardo Latrônico. Também integraram a equipe de avaliação Sulanger Bavaresco e Sandra Nunes, técnicas da Diretoria de Artes da Fundação Franklin Cascaes.  

 

Criado em 1995, o concurso de Florianópolis estimula e desenvolve o gosto pela fotografia, além de contribuir para o conhecimento da cultura, da história e da natureza da capital catarinense, revelando diversos olhares sobre a cidade. A promoção também contribui para incorporar milhares de imagens ao acervo iconográfico do município. Em 2016, a Maratona Fotográfica de Florianópolis teve o patrocínio das empresas Só Click Laboratório Fotográfico e Revelar Online, e contou com apoio da Univali e da empresa Alternativa Mídia.

 

Serviço:

 

O quê: Abertura da exposição da 22ª Maratona Fotográfica de Florianópolis

          Cerimônia de premiação (Filme, Digital e Infantojuvenil)

 

Onde: Museu Histórico de Santa Catarina - Palácio Cruz e Sousa                   

           Praça XV de Novembro, 227 - Centro - Florianópolis

 

Quando: quinta-feira - 2 de junho, às 19h30 (abertura)

              Visitação de 3 de junho a 17 de julho de 2016

        Terça a sexta-feira, das 10h às 18h / sábado, domingos e feriados, das 10h às 16h

 

Quanto: Gratuito

 

Informações: (48) 3665-6363


galeria de imagens