Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Esporte

16/06/2016 - Cultura
Florianópolis recebe tocha e museu das Olimpíadas
Atividades de divulgação dos Jogos Olímpicos Rio 2016, realizadas pelo Grupo Bradesco Seguros, contam com apoio da SeCult

foto/divulgação: Bradesco Seguros

Exposição vai passar por 45 cidades do Brasil

A capital catarinense participa da contagem regressiva para o início das Olimpíadas do Rio de Janeiro. Florianópolis foi escolhida para receber o Museu Se Prepara Brasil - Rio 2016, projeto que está percorrendo 45 cidades nas cinco regiões do país. Montada sobre duas carretas, a exposição itinerante poderá ser visitada gratuitamente nos dias 6 e 7 de julho, das 9 às 18 horas, no Largo da Alfândega.

 

Completando a agenda, o município vai sediar também a etapa do revezamento da chama olímpica no dia 10 de julho, com uma extensa programação em vários pontos da cidade.  A tocha dos jogos chega a Santa Catarina no dia 9, passando por Sombrio, Criciúma, Araranguá, Tubarão, São José, Palhoça e Laguna, antes de chegar à Capital. Depois, o revezamento prossegue por outros municípios brasileiros.

 

Desde o surgimento dos jogos na Grécia, há quase 3mil anos, a tocha é o símbolo que anuncia o início das Olímpiadas, tradição que é mantida até hoje. Na exposição que vem a Florianópolis o público poderá conhecer um pouco da história dessa competição milenar e da evolução dos esportes olímpicos. O museu tem réplicas das tochas olímpicas, pictogramas e medalhas entregues em diferentes edições, além de imagens de atletas brasileiros e internacionais.

 

A mostra sobre rodas reúne cerca de 100 peças dos acervos do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, e coleções particulares. O público poderá conferir ainda algumas curiosidades referentes às edições anteriores realizadas em várias cidades do mundo, incluindo a participação brasileira em diversas modalidades.

 

Entre os objetos expostos estão réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta de 1913, escrita pelo Barão de Coubertin. Criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, ele apresentou pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos, símbolos que representam o maior evento esportivo mundial. 

 

Essas e outras atividades em Santa Catarina visam a criar o clima para as Olímpiadas do Brasil, despertando interesse do público para os jogos e fortalecendo o espírito de união entre as pessoas. Promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016, o projeto conta com apoio institucional da Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura.  


galeria de imagens